Esplanada

Coluna sobre a politica nacional

Luciano Bivar tenta manter o controle do (Des)União Brasil

Ele está encarando briga com filiados experientes, e há indicativos de crise forte com a desfiliação de deputados do Rio de Janeiro

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

(Des)União  

Presidente do União Brasil, Luciano Bivar – que sofre há dias para manter o controle do partido – descobriu que a situação não é a mesma que ele tinha no PSL na gestão de Jair Bolsonaro, quando comandou um bom grupo de deputados de 1º mandato. Agora está encarando briga com filiados experientes, e há indicativos de crise forte com a desfiliação de deputados do Rio de Janeiro. Uma das armas que deverão ser usadas numa ação judicial indica escândalo que envolve o vice-presidente do UB, Antônio Rueda, e o deputado estadual Márcio Canela sobre utilização do fundo eleitoral. Há testemunhas, relatos e papéis de sobra. A conferir.   

Chaga social 

Os números oficiais não escondem uma realidade cruel que virou chaga anual do Distrito Federal. Apenas de janeiro a março de 2023, as delegacias contaram nove feminicídios na capital e cidades satélites. Em todo o ano passado foram assassinadas 18 mulheres por seus namorados, maridos ou ex-companheiros. A situação levou delegacias a tomarem uma iniciativa bem-vinda em residenciais: delegados espalharam cartazes com whatsapp de policiais para denúncias de maus-tratos a mulheres. 

Conselho de Lula 

Diante da nomeação de nomes pesados do PT para a direção do BNDES, o presidente Lula da Silva telefonou para o chefe do bancão de fomento, Aloizio Mercadante, e lhe perguntou se havia vaga para ele, Lula. “Ou você vai querer que o BNDES também seja independente, igual o Banco Central?”, provocou. O presidente confia no sucesso do subordinado.

Boa ideia 

O Conselho Nacional de Justiça aprovou a pedido do TJ do Rio Grande do Sul a concessão de ajuda financeira para juízas solteiras, mulheres de juízes, gays, trans e juízes viúvos com filhos em idade pré-escolar (até 7 anos). O conselheiro Mário Goulart Maia sugeriu que isso fosse ampliado a todos os segmentos incluídos novo conceito de família. A sugestão foi aprovada. A medida pode ser estendida a todo o País.  

Tensão na terra 

A 26ª Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária, com protagonismo do MST, acendeu o alerta em associações agropecuárias e no Judiciário. Já chegaram ao STF e aos Tribunais de Justiça dezenas de pedidos de liminares contra eventuais invasões de propriedades produtivas. A situação é mais tensa no interior de São Paulo e do Pará.  

Exemplo 

O exemplo de democracia eleitoral do Cazaquistão é citado por ministros da Esplanada. O país asiático realizou mês passado a primeira eleição para o Mazhilis (similar à Câmara dos Deputados). Adotou-se modelo misto de voto em lista e distrital, e abriram 30% das vagas para as mulheres. 

ESPLANADEIRA 

# GSA apoia evento de maternidade idealizado pela influencer Dani Vargas. # Babi A. Sette prepara lançamento de "Amor, Goiabada e Queijo" em audiobook (Storytel), no 2º semestre de 2023. # ABAV Expo abre inscrições e traz novidades para 50º edição. # Índice de Atividade Econômica Stone Varejo aponta que em março as vendas no varejo caíram 1,8%. # Indigo conquista o selo GPTW 2022 Brasil e projeta expansão de 50% em 2023. # Ministro Luiz Marinho (Trabalho) e o deputado federal Guilherme Boulos confirmaram presença na comemoração do centenário do Sindicato dos Bancários de São Paulo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES