Esplanada

Coluna sobre a politica nacional

Ministros queriam reestatizar a Eletrobras

O presidente Lula da Silva, no entanto, já entendeu que o negócio não tem volta, e agora articula para conquistar o apoio de conselheiros

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Bandeira branca 

Ministros palacianos esboçaram plano para reestatizar  Eletrobras, recomprando ações mesmo que a alto preço, conforme a regra estipulada. Mas antes de curto-circuito foram surpreendidos com uma visita, numa ofensiva dos sócios-majoritários. Apresentando-se como interlocutor deste grupo, um deputado federal bateu às portas no Planalto e levou o recado: não haverá oferta para recompra, e os majoritários – um grande empresário e fundos de investimento – não querem guerra, desejam ser apenas bons sócios do Governo. O presidente Lula da Silva já entendeu que o negócio não tem volta, e agora articula para conquistar o apoio de conselheiros de alguns fundos não representados por este grupo para aumentar o poder de voto além dos 10% aos quais tem direito.   

Desespero na aposta 

Causou surpresa aos donos de sites de apostas a tentativa de aproximação de deputados federais prometendo uma proteção na eventual CPI da Manipulação de Futebol. Jogo baixo. Há informações de que um deles foi gravado por um executivo brasileiro. É a velha aposta de alguns políticos do “quanto pior, melhor” – para eles, evidentemente. Os sites são vítimas dos jogos armados, não protagonistas dos eventuais golpes. 

Mira torta 

Especialistas em segurança que têm batido ponto no Ministério da Justiça saíram pasmos de uma das reuniões na pasta semana passada. Engendra-se nos altos gabinetes, com aval do Palácio, uma Portaria que permitiria à Polícia Federal recolher as armas compradas por CACs desde 2019, sem reembolso ou com pífia indenização.  

Calendário tributário 

O Sindicato das Empresas de Contabildade ajudou a formular o PL 555/23 apresentado pelo deputado Marcos Bertaiolli (PSD/SP) para corrigir o calendário tributário e seus gargalos, a despeito de toda a tecnolgia atual, que prejudicam empresas com multas em atrasos. “O objetivo não é incentivar o não-cumprimento da obrigação; pelo contrário: a penalidade terá cunho educativo e que não gere qualquer perda de arrecadação aos cofres públicos”, diz Carlos Alberto Baptistão, do Sescon. 

Gafe 

O Itamaraty cometeu uma gafe semana passada, que retirou do ar no site. Publicou que o Governo da Austrália concedeu agrément para um embaixador do Brasil que ocupou o cargo em 2018. Agora, o substituto será o embaixador Claudio de Matos Arruda, o Fred Arruda, ex-assessor internacional de Michel Temer. Ele será sabatinado no Senado. 

ESPLANADEIRA 

#  Limppano participa, entre dias 28 e 30, da feira Super Rio Expofood. # Sandra Strauss lança amanhã o livro "Engenharia da Alma", na Cultura do Conjunto Nacional (SP). # Kuaishou, desenvolvedora do app de vídeos curtos Kwai, lança edição global do Relatório de Transparência. # Abertas até dia 30 inscrições para 'Hackathon de soluções digitais em saúde', da Universidade Harvard. # Russell Bedford completa 14 anos no mercado brasileiro e segue expansão com divisão agro no Centro-Oeste.  

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES