Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Exclusivo 8/JANEIRO: Confiante, a própria base de Lula pede convocação de Dino na CPI

A expectativa dos aliados de Lula é que o ministro enterre de uma vez por todas a narrativa que parlamentares ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos atos golpistas do dia 08 de janeiro deve analisar na semana que se avizinha uma série de requerimentos feitos pelos integrantes do grupo tanto da Câmara dos Deputados quanto do Senado. Nesse sentido, a base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está exalando confiança quanto aos rumos do trabalho, tanto que os próprios parlamentares ligados a atual gestão se articulam para convocar o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB-MA), que protagonizou confrontos épicos contra os senadores Sérgio Moro (União-PR) e Marcos Do Val (Podemos-ES) que integram a bancada da extrema-direita. 

A expectativa dos aliados de Lula é que o ministro enterre de uma vez por todas a narrativa que parlamentares ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro tentam criar sobre o atentado contra a democracia brasileira no início do ano. 

Leia Mais

Dino é considerado um trunfo no debate na CPMI (Foto: Lula Marques)

Entre os requerimentos da base nesse viés, destacam-se os protocolados pela deputada federal Jandira Feghali (PC do B-RJ), que solicitou a convocação de Flávio Dino; e não somente ele, a parlamentar apresentou outro pedido para convocação de auxiliar da gestão Lula, versando sobre o ex-interventor federal na Segurança Pública do Distrito Federal, Ricardo Garcia Cappelli, que recentemente também atuou no Gabinete de Segurança Institucional (GSI), após a saída de Gonçalves Dias, e hoje está na Secretaria-Executiva do órgão. 

Na próxima terça-feira, 06 de junho, a relatora da CPMI, a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) apresentará o plano de trabalho do grupo de investigação. 

Quebra de sigilo, mandado de busca e apreensão, compartilhamento de dados, enfim, são instrumentos que essa CPMI vai utilizar no sentido de aprimoramento da investigação. O que nós teremos nessa primeira etapa? Teremos a aprovação de requerimentos para as oitivas. Naturalmente também alguma coisa para compartilhamento de dados. Nós temos hoje já mais de 600 requerimentos apresentados e vários deles, inclusive, com pedido de quebra de sigilo e outros que estão sendo protocolados", sinalizou em coletiva de imprensa. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES