Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Exclusivo Aeroporto de Teresina recebe aval extraordinário para operações comerciais

No entanto, as operações de embarque, desembarque e trânsito de viajantes internacionais estão excluídas dessa autorização.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda-feira, 29 de maio, foi emitido o Ato Declaratório Executivo concedendo uma autorização extraordinária para operações por prazo determinado no Aeroporto Senador Petrônio Portella, localizado em Teresina, no estado do Piauí.

O documento foi assinado pelo Delegado da Delegacia da Receita Federal do Brasil em Teresina/PI, André Luiz da Silva dos Santos, que utilizou suas atribuições regimentais e a competência estabelecida nas normas da Receita Federal do Brasil.

Leia Mais

De acordo com o ato, fica autorizada, de forma extraordinária e temporária, a realização de operações de entrada e saída de veículos, descarregamento, carregamento e despacho aduaneiro de bens ou mercadorias no Aeroporto Senador Petrônio Portella

O Aeroporto Senador Petrônio Portella é administrado pela empresa CONCESSIONÁRIA DO BLOCO CENTRAL S/A. Durante o período de vigência da autorização, a empresa será responsável pela guarda das mercadorias e assumirá a condição de fiel depositária.

O horário de operação do recinto será de 24 horas, enquanto a fiscalização aduaneira exercida no Terminal de Carga Aérea (Teca) será realizada sob demanda, no horário das 8:00 às 17:00 horas, nos dias úteis, com exceção do intervalo para almoço.

Descarregamento de avião da LATAM (Foto: LATAM)

É importante destacar que o ato proíbe a operação de voos internacionais, embarque, desembarque e trânsito de passageiros diretamente do exterior ou com destino ao exterior no Aeroporto Senador Petrônio Portella.

A Delegacia da Receita Federal do Brasil em Teresina/PI será responsável pelo controle aduaneiro no Aeroporto, mantendo o código de recinto no Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex). Além disso, a Delegacia poderá estabelecer rotinas operacionais necessárias para o cumprimento das atividades. O ato ressalta que essa autorização poderá ser extinta a pedido da administradora ou revisada a qualquer momento, visando adequá-la às normas vigentes. Fica sujeita também às sanções administrativas e outras penalidades previstas na legislação aplicável.

Com a publicação, o Ato Declaratório Executivo já entra em vigor



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES