Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Arcabouço fiscal: Saiba como votaram os deputados federais do Piauí

Dos dez parlamentares piauienses, nove marcaram presença na sessão da Câmara dos Deputados.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi unânime a posição dos deputados federais piauienses em relação ao projeto que institui o novo arcabouço fiscal, apreciado em sessão na Câmara na noite de terça-feira, 24 de maio.  Nove, dos dez parlamentares piauienses votaram na proposta e todos foram favoráveis: Átila (Progressistas), Castro Neto (PSD),  Dr Francisco (PT), Flávio Nogueira (PT), Florentino Neto (PT),  Júlio Arcoverde (Progressistas), Júlio César (PSD), Marcos Aurélio Sampaio (PSD) e Merlong Solano (PT).  Não houve registro de votação do deputado Jadyel (PV).

A proposta recebeu a aprovação de 372 votos a favor e 108 contra, seguindo o parecer do relator, deputado Claudio Cajado (PP-BA). Os deputados ainda precisam analisar destaques que podem modificar partes do texto. A votação será retomada nesta quarta-feira (24) às 13h55.

Leia Mais

Deputados seguem apreciando os destaques nesta quarta (24) (Foto: Pablo Valadares/Agência Câmara)

Na noite de terça-feira (23), um dos destaques proposto pela Federação Psol-Rede, que buscava eliminar do texto o capítulo referente às restrições de gastos impostas ao governo caso a meta de resultado primário não seja alcançada, foi votado. O destaque foi rejeitado, com 429 votos a favor e 20 contra, mantendo-se assim a parte em questão.

O Projeto de Lei Complementar (PLP) 93/23 estabelece diretrizes para manter as despesas abaixo das receitas anuais e, se houver excedentes, utilizá-los apenas em investimentos, visando garantir a sustentabilidade da dívida pública.

Conforme o substitutivo do relator, os critérios para a variação real (descontada a inflação) das despesas são estabelecidos de forma permanente, independentemente do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) como estava no texto original.

Dessa forma, a cada ano, serão estabelecidos limites de despesa primária ajustados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e também por um percentual do crescimento real da receita primária descontada a inflação.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES