Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Exclusivo Bancada do PSOL propõe a criação do crime de ecocídio; pena de até 15 anos

O projeto, que ainda precisa ser discutido e aprovado pelo Congresso Nacional, propõe a inclusão de um novo capítulo na Lei de Crimes Ambientais.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A bancada federal do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), juntamente com o deputado Túlio Gadelha, do partido Rede Sustentabilidade, protocolaram nesta segunda-feira, 05 de junho, um projeto de lei visando tipificar o crime de ecocídio. A proposta busca inserir esse crime na Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, conhecida como Lei de Crimes Ambientais, que trata das sanções penais e administrativas relacionadas a condutas e atividades lesivas ao meio ambiente.

O projeto, que ainda precisa ser discutido e aprovado pelo Congresso Nacional, propõe a inclusão de um novo capítulo na Lei de Crimes Ambientais, intitulado "Do Ecocídio", na Seção VI-A. O artigo 69-B define que cometer ecocídio consiste em praticar atos ilegais ou temerários com a consciência de que eles geram uma probabilidade substancial de causar danos graves e generalizados ou de longo prazo ao meio ambiente. A pena prevista para esse crime seria de reclusão de 5 a 15 anos, além do pagamento de multa.

Leia Mais

Boulos é o líder da bancada do PSOL na Câmara (Foto: Marcello Casal Jr.)

A proposta apresenta uma série de definições importantes. Por exemplo, ato ilegal é aquele que está em desacordo com a legislação vigente, licença ou autorização dos órgãos ambientais. Já ato temerário é aquele que cria danos claramente excessivos em relação aos benefícios sociais e econômicos esperados de uma atividade. Dano grave é aquele que causa mudanças adversas muito graves e perturbações ao meio ambiente, incluindo impactos graves na vida humana, biodiversidade e recursos naturais, culturais ou econômicos. Dano generalizado é aquele que se estende além de uma área geográfica limitada, atravessa fronteiras nacionais ou afeta um ecossistema inteiro ou uma espécie, ou um grande número de seres vivos. E dano de longo prazo é aquele que é irreversível ou não pode ser reparado por meio de recuperação natural dentro de um período de tempo razoável.

O projeto também estabelece que o crime de ecocídio se aplica apenas a altos dirigentes responsáveis por decisões relacionadas à promoção, planejamento, financiamento, agenciamento, contratação, gerenciamento e execução de atividades que se enquadrem na definição do crime. Além disso, há uma ressalva de que o crime de ecocídio não se aplica às populações indígenas e tradicionais que continuem a viver de acordo com seus modos de vida tradicionais e em seus territórios.

A justificativa para a proposta é a necessidade de fortalecer a legislação brasileira no combate à degradação ambiental, principalmente aquela impulsionada por atividades agroindustriais extrativistas e predatórias ilegais. Os biomas mais afetados são o Cerrado e a Amazônia, cuja preservação é fundamental para o combate às mudanças climáticas. O projeto de lei busca tornar o Brasil um exemplo no enfrentamento desses desafios.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES