Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Exclusivo Bia Kicis propõe ampliar proteção por habeas corpus contra “atos ilegais”

A proposta quer a permissão de habeas corpus contra decisões individuais proferidas por integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF) ou do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na escalada de tensão entre os Poderes, a deputada federal Bia Kicis, do PL-DF, apresentou nesta terça-feira, 30 de maio, um projeto de lei que busca acrescentar dispositivos à legislação brasileira para ampliar a proteção contra "atos abusivos ou ilegais" por meio do habeas corpus. De acordo com a matéria, o objetivo principal garantir a efetividade desse instrumento constitucional.

O projeto prevê a inclusão de artigo no Código de Processo Penal, para estabelecer que o habeas corpus também poderá ser impetrado contra decisões monocráticas proferidas por relatores. Além disso, propõe a adição de artigo que permitirá o habeas corpus contra decisões individuais proferidas por integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF) ou do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Leia Mais

Bia Kicis é alinhada politicamente e ideologicamente ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que é alvo de uma série de investigações. 

A justificativa apresentada pela deputada Bia Kicis ressalta que a Constituição Federal de 1988 já assegura o direito ao habeas corpus sempre que alguém sofrer violência ou coação ilegal em sua liberdade de locomoção. No entanto, a jurisprudência ainda é dividida quanto ao cabimento do habeas corpus contra decisões de relatores, especialmente no âmbito do STF.

A proposta busca pacificar essa controvérsia e garantir a celeridade e a eficácia do habeas corpus como instrumento de controle das decisões judiciais que possam ameaçar a liberdade dos cidadãos. A deputada destaca que, mesmo havendo recursos ordinários, como o agravo interno, o habeas corpus continua sendo uma via rápida e efetiva de revisão das decisões por um órgão colegiado.

O projeto de lei agora será analisado pelas comissões competentes da Câmara dos Deputados, onde será debatido pelos pares. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES