Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Bolsonaristas se desesperam com visita do Exército chinês: “o fim de tudo”

Influenciados por uma série de notícias falsas que circularam nos últimos anos, alguns expressaram que seria o “fim de tudo”.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na noite de segunda-feira, 5 de junho, a divulgação de imagens da visita de uma delegação composta por 18 militares das Forças Armadas da China causou perplexidade e até mesmo desespero entre alguns apoiadores extremistas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Influenciados por uma série de notícias falsas que circularam nos últimos anos, alguns expressaram que seria o "fim de tudo".

Uma internauta revoltada com a visita de cortesia declarou: "Adeus militares! Já era! Que horror!!!". Outro manifestou preocupação de que mísseis estadunidenses pudessem ser lançados no Brasil, afirmando: "Se vocês se aliarem com a China, não reclamem depois quando mísseis americanos caírem aqui".

Leia Mais

Exército da China visita militares brasileiros (Foto:CCOMSEx)

Alguns insinuaram que os militares brasileiros ensinariam apenas a pintar calçadas. Um internauta escreveu: "Tem que pintar o meio-fio aqui de casa... tá faltando dar uma garibada!".

No entanto, houve reações ainda mais exageradas, com alguns sugerindo que agora seria o "fim de tudo".

É importante esclarecer que, ao contrário das informações falsas que circulam nas redes sociais, a visita da delegação das Forças Armadas da China ao Quartel-General do Exército ocorreu na última quinta-feira, 1º de junho, em Brasília. A delegação era composta por 17 oficiais-generais e um coronel da Universidade de Defesa Nacional da China (NDU). Essa visita faz parte da viagem de estudos estratégicos da NDU ao Brasil e fortalece os laços de amizade entre as duas nações, marcando a retomada das atividades presenciais entre os exércitos após o fim das restrições sanitárias impostas pela pandemia da Covid-19.

A comitiva foi liderada pelo General Zheng He, General Sênior da Universidade de Defesa Nacional, e acompanhada pelo General Zhang Linhong, Adido Militar da Embaixada da China no Brasil. No Quartel-General, a delegação chinesa foi recebida pelo Chefe do Escritório de Projetos do Exército, General de Brigada Rocha Lima, e assistiu a uma apresentação sobre a história do Exército Brasileiro no Salão Guararapes. Em seguida, eles receberam apresentações sobre as características e os Projetos Estratégicos da Força.

Durante a visita, a comitiva foi recebida pelo Chefe do Estado-Maior do Exército Brasileiro, General de Exército Soares, que ressaltou a importância da relação entre os dois países. "A cooperação militar entre o Brasil e a China tem uma longa história, e esta visita visa aprofundar ainda mais as relações", afirmou o general. A passagem da delegação chinesa pelo Brasil também incluiu uma visita ao Rio de Janeiro, onde os militares conheceram a Escola Superior de Guerra (ESG) e o Forte de Copacabana.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES