Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Exclusivo Caso Salve Rainha: Ministro do STF nega recurso da defesa de Moaci Junior

O relator do caso no STF, Ministro Barroso, analisou o recurso e proferiu sua decisão, mantendo a condenação de Moaci Junior.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministro Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o recurso extraordinário com agravo interposto pela defesa de Moaci Moura da Silva Junior, no conhecido "Caso Salve Rainha".  Em 2020, Moaci Júnior foi condenado a 14 anos de prisão pelos crimes de homicídio simples contra os irmãos Bruno Queiroz e Júnior Araújo e lesão corporal grave contra o jornalista Jader Damasceno. O resultado da análise do recurso foi publicado nesta quinta-feira, 01 de junho, e obtido em primeira mão pela coluna.

O recurso foi interposto contra um acórdão do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, que havia negado os recursos da defesa e do Ministério Público. O relator do caso no STF, Ministro Barroso, analisou o recurso e proferiu sua decisão, mantendo a condenação de Moaci Junior.

Segundo a decisão do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, Moaci Moura da Silva Junior assumiu o risco de produzir as mortes e lesões das vítimas ao dirigir em alta velocidade sob efeito de álcool, ultrapassando o sinal vermelho e provocando um acidente que resultou nas mortes de Bruno Queiroz de Araújo Costa e Francisco das Chagas de Araújo Costa Júnior, além de ocasionar lesões graves em Jader Cleiton Damasceno de Oliveira. Após o acidente, Moaci Junior deixou o local sem prestar socorro às vítimas.

Decisão foi do ministro Luís Roberto Barroso (Foto: Roberto Jayme/TSE)

A defesa do acusado alegou a nulidade do julgamento por falta de preclusão da sentença de pronúncia e afirmou que a decisão dos jurados foi contrária às provas dos autos. No entanto, o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí considerou que não houve nulidade no julgamento e que a decisão dos jurados estava respaldada pelo conjunto probatório apresentado.

Além disso, a defesa pleiteou o reconhecimento da atenuante da confissão espontânea, a redução da fração utilizada no reconhecimento do concurso formal de crimes e o afastamento da medida cautelar de monitoração eletrônica. No entanto, o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí manteve a valoração das circunstâncias desfavoráveis, reconheceu a atenuante da confissão espontânea e manteve as medidas cautelares.

Diante da decisão do STF, o recurso da defesa foi negado, e a condenação de Moaci Moura da Silva Junior pelos crimes imputados foi mantida. O caso ganhou notoriedade por envolver o Coletivo Salve Rainha, projeto social e cultural comandado por uma das vítimas fatais, Francisco das Chagas de Araújo Costa Júnior.

A decisão do Ministro Barroso ainda pode ser objeto de recurso, mas, por ora, o caso segue seu trâmite na justiça. A defesa de Moaci Junior poderá avaliar as possibilidades de recurso dentro dos prazos legais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES