Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Exclusivo CPI do 08/01: Damares Alves quer endereços e contatos da Segurança de Lula

A senadora quer informações sobre a viagem presidencial para Araraquara no dia dos atos golpistas.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Damares Alves, senadora do Republicanos/DF, apresentou nesta segunda-feira, 29 de maio, uma série de requerimentos na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do dia 8 de janeiro. Os requerimentos solicitam informações e documentos relacionados à segurança do presidente Lula durante esse período.

No REQ 465/2023, a senadora requisitou à Polícia Federal o nome e endereço de contato do servidor responsável pela coordenação da operação de prisão de manifestantes nas proximidades do Quartel-General do Exército (QGEx), em Brasília, ocorrida no dia 9 de janeiro de 2023.

Leia Mais

No REQ 464/2023, Damares Alves pediu à Presidência da República os nomes e endereços de contato do Chefe da Secretaria de Segurança Presidencial (SPR), do servidor público coordenador da viagem presidencial a Araraquara-SP e do coordenador de segurança de área (CSA) que supervisionou a segurança do presidente durante sua estadia na cidade, todos no final de semana de 8 de janeiro de 2023.

Além disso, a senadora apresentou outros requerimentos relacionados às pessoas detidas durante as manifestações. No REQ 456/2023, ela solicitou à Secretaria de Justiça e Cidadania do Governo do Distrito Federal (SEJUS) a relação dos nomes das crianças e adolescentes detidos/recolhidos na região da Zona Cívico-Administrativa de Brasília-DF, bem como seus responsáveis legais, endereço de contato, data e hora da detenção/recolhimento, data e hora da liberação e o destino após a liberação.

No REQ 455/2023, a senadora pediu à SEJUS a lista das pessoas idosas detidas na mesma região, com informações sobre endereço de contato, data e hora da detenção, data e hora da liberação e o endereço de destino após a liberação.

Damares Alves e o ex-presidente Jair Bolsonaro (Foto: Reprodução/PR)

Do mesmo modo, no REQ 454/2023, Damares Alves requisitou à Secretaria da Pessoa com Deficiência do Governo do Distrito Federal (SEPD) os nomes das pessoas com deficiência detidas na região da Zona Cívico-Administrativa de Brasília-DF e nas proximidades do Setor Militar Urbano (SMU) no dia 8 de janeiro de 2023. Os detalhes solicitados incluem endereço de contato, data e hora da detenção, data e hora da liberação e o endereço de destino após a liberação.

Por fim, no REQ 453/2023, a senadora solicitou ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDH) a relação dos nomes das crianças, adolescentes, pessoas idosas e pessoas com deficiência detidas/recolhidas nas áreas mencionadas, bem como seus responsáveis legais, discriminando endereço de contato, data e hora da detenção/recolhimento, data e hora da liberação e o destino após a liberação.

No mesmo requerimento, Damares Alves também pediu ao MDH a cópia integral de todos os documentos, como ofícios, ações, planos executados e relatórios produzidos, que garantam os direitos das pessoas mencionadas que foram detidas durante as manifestações do dia 8 de janeiro de 2023 na Capital Federal.

Os requerimentos foram protocolados em 29 de maio de 2023 e aguardam o cumprimento das demandas no prazo de 10 dias úteis



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES