Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Exclusivo Deputada propõe igualar salário de políticos e ministros ao dos professores

Duda Salabert, PDT-MG, quer que em pelo menos três meses o valor pago seja igual ao estabelecido para os docentes.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta terça-feira, 23 de maio, a deputada federal Duda Salabert, do partido PDT-MG, apresentou um projeto de lei que propõe a adequação temporária dos salários de parlamentares, ministros de Estado, ministros do Supremo Tribunal Federal, ministros do Superior Tribunal de Justiça, presidente e vice-presidente da República ao valor equivalente ao piso salarial dos profissionais do magistério público da educação básica.

O projeto de lei estabelece que durante três meses do ano, os subsídios dos cargos mencionados passariam a vigorar com o mesmo valor do piso salarial dos professores. A proposta visa combater a discrepância salarial existente entre esses cargos públicos e os profissionais da educação, representando um compromisso em enfrentar as desigualdades sociais e criar condições mais justas, especialmente para os professores.

Leia Mais

A justificativa apresentada pela deputada destaca que a diferença salarial entre parlamentares, ministros e professores reflete a desigualdade social presente no país. A proposta de igualar temporariamente os salários busca abordar essa disparidade, demonstrando um comprometimento em combater as desigualdades e criar condições mais justas, principalmente para os profissionais da educação, que deveriam ser uma prioridade nos investimentos públicos.

Salabert ressalta a importância de buscar melhorias nos salários dos professores como uma prioridade governamental. Além disso, destaca a necessidade de incentivar um maior investimento público na área da educação, destinando recursos adequados para a melhoria da infraestrutura escolar, formação contínua dos professores e disponibilização de materiais didáticos de qualidade. Uma remuneração mais justa também pode ajudar a atrair profissionais talentosos e qualificados para a carreira docente, fortalecendo o sistema educacional como um todo.

Projeto foi apresentado pela deputada federal Duda Salabert (Foto: DPE/MG)

A deputada argumenta que a proposta não apresenta impacto financeiro negativo, mas sim uma economia significativa aos cofres públicos, que poderia ser revertida para a área da educação. A iniciativa busca promover uma maior valorização dos profissionais da educação e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

O projeto de lei apresentado pela deputada Duda Salabert agora seguirá os trâmites na Câmara dos Deputados para análise e votação. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES