Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Exclusivo Deputada quer proibir que colegas ganhem dinheiro com 'lacração' na Câmara

O projeto da deputada Laura Carneiro versa sobre conteúdos, incluindo audiovisuais, que tenham como objeto o exercício da função pública

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quarta-feira, 24 de maio, a deputada federal Laura Carneiro (PSD-RJ) apresentou um projeto de resolução na Câmara com o objetivo de alterar o Código de Ética e Decoro Parlamentar. A proposta visa proibir que os parlamentares ganhem dinheiro promovendo suas atividades políticas em redes sociais.

A alteração proposta pela deputada consiste em acrescentar o inciso XI ao artigo 5º da Resolução nº 25/2001. O novo inciso estabelece a proibição de monetizar conteúdos, incluindo audiovisuais, que tenham como objeto o exercício da função pública, bem como receber receitas em função de conteúdos produzidos com recursos públicos, o que incluiria, por exemplo, os vídeos de sessões nas Câmaras, transmitidos ao vivo pela TV Câmara.

Leia Mais

Proposta da deputada federal Laura Carneiro versa sobre a monetização de conteúdos produzidos com os recursos públicos (Foto: Agência Cãmara)

Na justificativa do projeto de resolução, a deputada argumenta que transformar as funções parlamentares em fonte de ganhos financeiros vai contra a ética e a moral do serviço público. Ela ressalta que fiscalizar é um dever de todos os parlamentares e que receber remuneração extra por cumprir tal dever não é adequado.

A deputada Carneiro acredita que o projeto preenche uma lacuna legal e conta com a colaboração de seus colegas parlamentares para a aprovação da proposta.

O projeto começará a tramitar na Casa Legislativa, iniciando pelas Comissões Técnicas, e caso receba a anuência será levado ao Plenário.

A matéria vem no momento em que diversos parlamentares têm usado vídeos na tribuna para se promover nas redes sociais e viralizar, alguns dos eleitos, inclusive, são influenciadores digitais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES