Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Exclusivo Senado analisará voto de censura ao racismo coletivo no futebol espanhol

Senador Otto Alencar, do PSD-BA, propõe medida em resposta a ataque racista contra jogador brasileiro no estádio de Mestalla.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O senador Otto Alencar (PSD-BA) protocolou nesta segunda-feira, 22 de maio, um requerimento no Senado Federal solicitando a inserção em ata de um voto de censura ao ato coletivo de racismo ocorrido durante uma partida de futebol no estádio de Mestalla, na Espanha. O alvo do ataque racista foi o jogador brasileiro Vinícius Júnior, durante um confronto entre o Valencia e o Real Madrid.

No requerimento, Alencar destaca a gravidade do incidente, no qual a torcida do Valencia proferiu xingamentos e gestos impróprios contra o jogador brasileiro. O senador ressalta a necessidade de repudiar e combater o racismo, classificando-o como um crime que deve ser punido de forma severa.

Leia Mais

Proposta foi apresentada por Otto Alencar (Foto: Roque de Sá/Agência Câmara)

A atitude do senador recebeu apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, durante sua visita ao Japão, manifestou solidariedade a Vinícius Júnior e cobrou medidas por parte da Federação Internacional de Futebol (Fifa) em relação aos episódios de racismo que ocorrem nos campos de futebol.

O governo brasileiro também se manifestou sobre o caso, através do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério da Igualdade Racial, que estão discutindo as medidas a serem adotadas diante dos ataques racistas sofridos pelo jogador brasileiro.

Além disso, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e os principais clubes de futebol do país, como São Paulo, Santos, Palmeiras e Corinthians, também se pronunciaram repudiando veementemente o episódio de racismo.

A ação do senador Otto Alencar visa não apenas condenar o ato racista em questão, mas também chamar a atenção para a necessidade de combater e punir severamente todas as formas de discriminação e preconceito racial no esporte e na sociedade em geral.

Agora, o requerimento será analisado no Senado Federal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES