Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Exclusivo Trânsito: Deputado do PL propõe lei para permitir avanço do sinal vermelho

A permissão englobaria o período entre 23h e 5h, com o limite de velocidade de 30 km/h.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado federal Sargento Gonçalves, do Partido Liberal (PL-RN), apresentou nesta segunda-feira, 5 de junho, um projeto de lei que visa alterar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para permitir que os condutores avancem o sinal vermelho durante a madrugada, entre as 23h e 5h, desde que respeitem o limite de velocidade de 30 km/h.

A proposta do deputado consiste em inserir o artigo 44-B e seu parágrafo único no CTB, além de incluir uma exceção no artigo 208, a fim de regulamentar essa possibilidade. De acordo com a justificativa do parlamentar, o projeto tem como objetivo garantir a segurança dos cidadãos, oferecendo-lhes uma alternativa diante do aumento de roubos, assaltos e furtos de veículos nos semáforos durante a madrugada.

Leia Mais

Sargento Gonçalves é deputado federal pelo RN (Foto: Reprodução/Facebook)

Na justificativa apresentada, o deputado ressalta a necessidade de atualizar as legislações obsoletas e destaca a responsabilidade do poder público em agir para proteger os cidadãos. Segundo ele, a proposta busca trazer uma solução para um problema crescente no país, permitindo que os condutores avancem o sinal vermelho sem cometer uma infração de trânsito, desde que respeitem o limite de velocidade e estejam em sentido permitido.

Vale mencionar que a cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte, já conta com uma lei em vigor desde 2018 que isenta o condutor de multas em caso de avanço de sinal vermelho durante o horário entre as 23h e 5h. O projeto do deputado Sargento Gonçalves busca expandir essa possibilidade para todo o país.

A expectativa é de que a proposta seja analisada e aperfeiçoada pelos demais deputados, visando sua aprovação e implementação como lei. 

"Na certeza dos benefícios a que essa proposta se destina, esperamos contar com os nobres deputados para aprovação e aperfeiçoamento do projeto de lei que ora sujeitamos a apreciação da casa", sinalizou o deputado em sua justificativa. 

O projeto de lei foi apresentado na Câmara dos Deputados e aguarda tramitação na Comissões Técnicas e caso receba o avl, seguirá para votação dos parlamentares.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES