Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Ataques ao aeroporto e estação de trens matam 34 pessoas em Bruxelas

A promotoria belga confirmou que o atentado foi cometido por pelo menos um atacante suicida

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No dia 22 de março de 2016, dois atentados terroristas, um no aeroporto e outro na estação de trens Maelbeek, em Bruxelas, causaram explosões sequenciadas e deixaram aqui menos 34 pessoas mortas e mais de 250 feridos.

Um dos ataques ocorreu perto dos mostradores de faturação seis e sete da American Airlines e outro perto do da Brussels Airlines e de um café Starbucks.

A promotoria belga confirmou que o atentado foi cometido por pelo menos um atacante suicida que de acordo com a BBC teria gritado palavras em árabe antes de cometer o ataque e levava consigo um fuzil do tipo AK-47.

O edifício do aeroporto sofreu danos significativos. Vídeos nas redes sociais mostraram cenários de danos depois do ataque e as pessoas a fugir da área. As autoridades policiais foram à zona de embarques para vistoriar centenas de malas que depois das explosões foram abandonadas, à procura de novos explosivos.

No mesmo dia, apenas minutos mais tarde, por volta das 08:00 ocorreu pelo menos uma explosão na estação de trens metropolitanos de Maelbeek/Maalbeek que provocou, pelo menos, vinte mortes. O atentado ocorreu à hora de maior utilização do sistema de transporte.A estação situa-se perto de várias agências da União Europeia, incluindo o Parlamento. O metrô da cidade foi evacuado e fechado.

Coletivamente, 34 pessoas morreram e mais de 250 outras ficaram feridas nos atentados. Onze  morreram no Aeroporto de Bruxelas, enquanto as restantes 20 morreram na Estação Maelbeek, e as restantes depois de transportadas para hospitais.

Georgian Public Broadcaster/AP 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES