Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Atentado no centro de Wall Street, em Nova York, deixa 38 mortos

Houve 143 feridos graves e o número total de atingidos foi da ordem de centenas.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um atentado de enorme repercussão e impacto na vida dos Estados Unidos, aconteceu em Wall Street no dia 16 de setembro de 1920, no distrito financeiro de Manhattan, Nova York.

A explosão matou 30 pessoas imediatamente e outras oito morreram depois por conta de ferimentos. No total, foram 38 mortos, figurando como o maior atentado até aquele momento. Houve 143 feridos graves e o número total de atingidos foi da ordem de centenas.

Num momento da historia ainda desprovido de tecnologia e em que os meios de transporte ainda eram rudimentares, o atentado foi praticado tendo como meio uma carroça puxada a cavalo.

Ao meio-dia, uma carroça puxada por cavalos passou pelas multidões que estavam na hora do almoço em Wall Street e parou em frente à sede do banco J. P. Morgan, no centro financeiro da cidade. No interior da carroça, havia 100 libra (massa)s (45 kg) de dinamite com 500 libra (massa)s (230 kg) da pesada, de faixas de ferro fundido, que rasgaram o ar após a explosão. O cavalo e a carroça foram foram transformados em pequenos fragmentos, mas acredita-se que o carroceiro fugiu.

O bombardeio nunca foi solucionado, apesar de pesquisadores e historiadores acreditarem que o atentado de Wall Street tenha sido realizado pelos galleanistas (anarquistas italianos), um grupo responsável por uma série de atentados a bomba do ano anterior. O ataque foi relacionado a agitação social, trabalhista e anti-capitalista nos Estados Unidos pós-guerra.

O ataque de Wall Street matou mais pessoas do que o atentado contra o Los Angeles Times em 1910, que até então era o mais mortal ato de terrorismo em solo estadunidense . O número de mortes foi ultrapassado no Massacre de Bath School, em 1927.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES