O choque frontal de dois trens de passageiros, na estação central de Bad Aigling, na Baviera, Alemanha, causou a morte de 12 pessoas e deixou cerca de 100 feridas. O trágico acontecimento se deu no dia 9 de Fevereiro de 2016, e abalou o conceito do que era até então considerado um dos mais eficientes e seguros sistemas de transporte ferroviário do mundo.
O acidente ocorreu logo após 06h48 CET (05h48 UTC). Dez pessoas morreram imediatamente e mais duas entre os quase 100 feridos. Dessas, 17 foram consideradas em estado grave. Os condutores e guardas dos dois trens estão entre aqueles que morreram. O acidente ocorreu na linha ferroviária Mangfalltal Bahn, perto de obras de saneamento básico em Bad Aibling.
A linha férrea e os dois trens estavam equipados com o sistema de proteção Punktförmige Zugbeeinflussung (PZB), que é projetado para reforçar a sinalização do lado da linha e impedir o condutor de passar acidentalmente por sinais de alerta.
Os trens leste e oeste eram programados para passar uns aos outros na estação ferroviária de Kolbermoor. O acidente ocorreu em uma curva entre as estações de Kolbermoor e Bad Aibling-Kurpark.[11] Cada trem estava viajando a cerca de 100 quilômetros por hora no momento.
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando nesse link
Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link
Baixe nosso app no Android, clique neste link