Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Choque frontal de 2 trens deixa 12 mortos e 100 feridos na Alemanha

Os trens leste e oeste eram programados para passar uns aos outros na estação ferroviária de Kolbermoor.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O choque frontal de dois trens de passageiros, na estação central de Bad Aigling, na Baviera, Alemanha, causou a morte de 12 pessoas e deixou cerca de 100 feridas. O trágico acontecimento se deu no dia 9 de Fevereiro de 2016, e abalou o conceito do que era até então considerado um dos mais eficientes e seguros sistemas de transporte ferroviário do mundo.

O acidente ocorreu logo após 06h48 CET (05h48 UTC). Dez pessoas morreram imediatamente e mais duas entre os quase 100 feridos. Dessas, 17 foram consideradas em estado grave. Os condutores e guardas dos dois trens estão entre aqueles que morreram. O acidente ocorreu na linha ferroviária Mangfalltal Bahn, perto de obras de saneamento básico em Bad Aibling. 

Choque frontal de 2 trens deixa 12 mortos e 100 feridos na Alemanha | Foto: Reprodução  / G1Os dois trens modelo Stadler FLIRT operavam pela empresa Meridian e percorriam a Bayerische Oberlandbahn (BOB), uma parte da Transdev. Uma das unidades tinham três vagões com 158 assentos e a outra era uma unidade de seis vagões com 333 assentos. Os trens eram equipados com três gravadores de evento. 

A linha férrea e os dois trens estavam equipados com o sistema de proteção Punktförmige Zugbeeinflussung (PZB), que é projetado para reforçar a sinalização do lado da linha e impedir o condutor de passar acidentalmente por sinais de alerta. 

Os trens leste e oeste eram programados para passar uns aos outros na estação ferroviária de Kolbermoor. O acidente ocorreu em uma curva entre as estações de Kolbermoor e Bad Aibling-Kurpark.[11] Cada trem estava viajando a cerca de 100 quilômetros por hora no momento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES