Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Colômbia: morrem todas as 143 pessoas que ocupavam Boeing da Avianca

A aeronave era o Boeing 727-21, prefixo HK-1716, operado pela Avianca, a companhia aérea nacional da Colômbia

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Todas as 143 pessoas que se encontravam a bordo de um Boeing da companhia colombiana Avianca, que fazia o voo 410 da Avianca morreram na queda da aeronave. 

Esse acidente fatal ocorreu no dia 17 de março de 1988, perto de Cúcuta, na Colômbia, que ocorreu logo após a decolagem, quando a aeronave caiu em uma montanha. Ninguém escapou com vida. Foi o acidente de aviação mais mortal que ocorreu na Colômbia na época.

Morrem todas as 143 pessoas que ocupavam Boeing da Avianca - Foto: Reprodução

A aeronave era o Boeing 727-21, prefixo HK-1716, operado pela Avianca, a companhia aérea nacional da Colômbia. A aeronave foi construída em 1966 e tinha 44.000 horas de tempo de fuselagem. Esse avião havia voado anteriormente com a Pan Am com o prefixo N321PA e nome de batismo 'Clipper Köln-Bonn'. Ele foi vendido em 20 de setembro de 1974 para a Avianca. 

Voo e acidente

O voo 410 foi um voo regular regular de passageiros domésticos do Aeroporto Internacional Cúcuta-Camilo Daza (CUC) para o Aeroporto Internacional de Cartagena das Índias-Rafael Núñez (CTG). A bordo do Boeing 727 estavam 136 passageiros e sete tripulantes.

O voo AV410 decolou de Cúcuta entre 13h13 e 13h17 da pista 33 com destino a Cartagena. Logo após a decolagem, não houve mais informações do avião até que testemunhas em solo afirmaram que viram um Boeing 727 voando baixo demais. 

O avião tocou algumas árvores e então, às 13h18, atingiu uma montanha de frente. O 727 quebrou ao meio e se desintegrou quando o combustível explodiu.

Os restos mortais foram espalhados em um raio de 500 metros. Não houve sobreviventes entre os 7 tripulantes e 136 passageiros.

Resgate

As operações de resgate e as comissões correram para o local do acidente, que era impossível de alcançar devido ao anoitecer e à baixa visibilidade resultante. 

Os residentes da área forneceram luz e ajudaram as equipes de resgate a chegar ao topo da montanha, onde estava o resto dos destroços.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES