Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Fundada em 1565, cidade do Rio de Janeiro celebra hoje 458 anos

Conhecida mundialmente por suas deslumbrantes belezas naturais, pelas raízes do samba e do carnaval, a cidade do Rio de Janeiro foi fundada por Estácio de Sá

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A data de hoje marca os 458 da fundação da cidade do São Sebastião do Rio de Janeiro, motivo de muita celebração para que é a mais famosa brasileira entre as mais belas do universo. 

Conhecida mundialmente por suas deslumbrantes belezas naturais, pelas raízes do samba e do carnaval, a cidade do Rio de Janeiro foi fundada por Estácio de Sá em 1º de março de 1565 e teve seu nome escolhido em homenagem ao Rei Sebastião I, que foi rei de Portugal de 1557 até 1578. 

Foto: Pedro Kirilos/Riotur 

Para celebrar a data, a prefeitura do Rio de Janeiro promove várias atividades para o público como forma de comemoração do aniversário da cidade. O Monumento a Estácio de Sá, na Praia de Botafogo, recebe um concerto da Banda da Guarda Municipal com o Coral Uma Só Voz, formado por pessoas em situação de rua. Nesta noite, o Cristo Redentor, um dos principais símbolos da cidade, será iluminado de azul. 

Um dos bairros mais tradicionais do Rio é o Flamengo. As origens do bairro remontam ao período da “descoberta” da Baía de Guanabara. O primeiro sinal de urbanização do local foi uma estrada construída no século XVII para levar a produção de açúcar ao Porto do Rio. Mas foi com a abertura da Avenida Beira-Mar que a região se modernizou e o Flamengo ganhou prédios. A avenida, que ia da Rio Branco a Botafogo, era considerada, na inauguração, um dos lugares mais bonitos do mundo. 

Nos anos de 1950, com a construção do Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial e do Museu de Arte Moderna, e nos anos de 1960, com a consolidação do Parque do Flamengo, o bairro ganhou as formas e o charme que tem até hoje.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES