Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Furacão Maria devasta Porto Rico, deixa 1.975 mortos e destruição

O número de mortos surpreendeu, pois os primeiros levantamentos indicavam apenas 64 óbitos.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No dia 20 de Setembro de 2017 o furacão Maria tocou a terra em Porto Rico, com categoria 4 e ventos de 250 quilômetros por hora (km/h), causando danos materiais extraordinárias naquela ilha do Caribe, uma possessão dos Estados Unidos.

No rastro de destruição que causou em Porto Rico, o furacão Maria deixou 1.975 pessoas mortas e causou prejuízos superiores a 1 bilhão de dólares. O número de mortos surpreendeu, pois os primeiros levantamentos indicavam apenas 64 óbitos. Mas como a fúria do furacão se estendeu por toda a ilha, passada a sua violência, novos corpos eram encontrados a cada instante.

Os meteorologistas americanos informaram, em boletim especial, que o Maria passou próximo ao município de Yabucoa, no leste de Porto Rico, em cujo porto foi registrado um aumento do nível do mar de 1,3 metro.

O furacão, que passou para a categoria 5 em apenas 24 horas na segunda-feira (18), já tocou a terra nas Ilhas Virgens Americanas, em Guadalupe, Martinica e Dominica, entre outras, onde deixou pelo menos dois mortos e diversos danos materiais.

Maria está a 35 quilômetros da ilha município de Vieques e a 55 quilômetros a sudeste de San Juan, e se desloca para o noroeste a uma velocidade de 17 km/h.

A última trajetória estimada do Maria indica que o ciclone atravessará Porto Rico desde o Sudeste ao Noroeste para, posteriormente, passar na costa nordeste da República Dominicana entre hoje e amanhã depois pelas Ilhas Turks e Caicos.

Os ventos do furacão se estendem por até 95 km/h, e os seus ventos de tempestade tropical são sentidos a até 240 quilômetros, indicou o NHC, com sede em Miami.

O sétimo furacão da temporada no Atlântico, e quarto de grande categoria, alcançou Porto Rico menos de duas semanas depois de o país sofrer com o impacto de outro furacão, o Irma, que deixou três mortos.

Maria superou o Irma como o furacão mais poderoso da temporada, com uma pressão de 909 milibares, horas antes de alcançar o litoral de Porto Rico, que não recebia um ciclone de categoria 5 desde 1928.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES