Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Guiados pelo pastor Jim Jones, 918 civis cometem suicídio coletivo

Isso ocorreu em meio à floresta amazônica, no território da Guiana.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No dia 18 de novembro de 1979, há exatamente 40 anos, registra-se a maior tragédia envolvendo população civil norte-americana, quando 918 pessoas guiadas por um “líder espiritual”, chamado Jim Jones, cometeram suicídio coletivo ou foram assassinadas entre sí. Isso ocorreu em meio à floresta amazônica, no território da Guiana.

O suicídio em massa ocorreu, sob as odens do pastor, na grande maioria, após a ingestão de uma bebida, que continha veneno misturado a um ponche de frutas. Mas houve algumas pessoas que foram mortas a tiros e facadas. O espantoso episódio, que tirou a vida de 918 cidadãos e cidadãs civis norte-americanos, ficou conhecido como o suicídio coletivo de Jonestown, uma comuna fundada por Jim Jones, pastor e fundador do Templo Popular, uma seita pentecostal cristã. 

Até 0 11 de Setembro de 2001, essa havia sido a maior e mais impactante tragédia envolvendo civis dos Estados Unidos.

Este foi um fim trágico para um projeto utópico iniciado em 1956, no estado americano de Indiana. Apesar de promover curas "milagrosas" fraudulentas, Jones promoveu ideais igualitários, como impor vestuário modesto para os frequentadores de cultos, distribuição de comida gratuita e mesmo o fornecimento de carvão para famílias mais pobres no inverno, o que atraiu um imenso contingente de fiéis de perfis raciais mais diversos.

Em meados dos anos 60, o Templo Popular se mudou para a Califórnia, um local mais apropriado para os ideais do pastor. Nos anos seguintes, o movimento ganhou popularidade suficiente para que Jones circulasse entre os poderosos - a primeira-dama Rosalynn Carter, por exemplo, encontrou-se várias vezes com ele.

Mas a seita também despertou suspeitas e investigações da mídia americana, que explorou relatos de dissidentes sobre um suposto estilo messiânico e ditatorial do pastor. O escrutínio levou Jones a buscar refúgio na Guiana, onde conseguiu permissão das autoridades locais em 1974 para arrendar um terreno em meio à selva e criar uma comuna longe de olhos mais curiosos.

Jonestown, como o assentamento foi batizado, tinha uma escola, bangalôs e um pavilhão central, além de espaço para que os habitantes plantassem verduras e legumes. O pastor e centenas de seguidores se mudaram para lá em meados de 1977. A única forma de contato com o mundo era um rádio de ondas curtas. Houve relatos de que Jones promovia um regime ditatorial, marcado por punições severas e pela presença de guardas armados para tentar evitar fugas.

O pastor também avisava aos seguidores que os serviços de segurança americanos estavam "conspirando contra Jonestown", e que uma das soluções seria um "suicídio revolucionário". Algo que, por sinal, teria sido ensaiado algumas vezes em assembleias.

Em 1978, alertado pela preocupação de parentes de integrantes da comuna, o deputado federal Leo Ryan viajou à Guiana com uma delegação de 18 pessoas para visitar Jonestown, Depois de negociar entrada no local, a visita ocorreu em 17 de novembro. No dia seguinte, Ryan e mais quatro pessoas morreram a tiros em uma pista de pouso próxima ao assentamento. Poucas horas depois ocorreu o suicídio coletivo.

Laura Kohl escreveu um livro para contar experiências.

Os relatos de sobreviventes falam em um "estado de transe coletivo", mas uma sinistra gravação dos procedimentos, que inclui discursos de Jones, contém gritos de agonia das pessoas envenenadas. Quem tentou fugir foi morto.

Quando autoridades da Guiana chegaram a Jonestown, o pastor foi encontrado morto com um tiro na cabeça, em uma posição que sugeriu suicídio. Dos habitantes que estavam em Jonestown naquele dia, apenas 35 sobreviveram. Mas também são considerados sobreviventes pessoas como Laura Johnston Kohl, que naquele dia estava na capital guianesa, Georgetown, comprando mantimentos para a comuna.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES