Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Morte de Kurt Cobain, líder do Nirvana, há 25 anos, ainda é mistério

A morte estranha- com um tiro de espingarda na cabeça-, levou a muitas suspeitas e controvérsias

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Há exatos 25 anos, em 05 de abril de 1994, o mundo artístico foi abalado com a notícia de que Kurt Cobain, o renomado líder da banda Nirvana, um dos mais contundentes sucessos dos anos 1990, havia cometido suicídio. A morte estranha- com um tiro de espingarda na cabeça-, levou a muitas suspeitas e controvérsias.

Amigos do vocalista e admiradores da banda levantaram dúvidas de que Cobainnão cometera suicídio, mas tenha sido assassinado, e tinham um forte argumento para sustentar essaideia: a grande quantidade de heroína encontrada no corpo de Cobain. O argumento lógico, portanto, é que seria impossível a alguém tão fortemente dopado colocar a arma na cabeça e puxar o gatilho.

Ao lado do cadáver foi encontrado um bilhete escrito com tinta vermelha, endereçado à mulher, Courtney Love e à filha Frances. O corpo foi encontrado três dias depois da morte, por um eletricista contratado para instalar equipamentos de segurança, que após desconfiar de que algo estava errado, arrombou uma janela e, ao entrar, deparou-se com o corpo inerte.

Kurt Cobain e a banda Nirvana encontram-se no auge da carreira. Nascido em Aberdeen, Nos Estados Unidos, em 20 de fevereiro de 1967, ele tinha apenas 27 anos de idade quando morreu. Cantor, músico e principal compositor da banda, Cobain contribuiu para uma mudança no cenário do rock nos anos 1990.

O álbum Nevermind (1991), com singles como "Smells Like Teen Spirit", “Come as you are” e “Lithium”, é considerado pela mídia especializada como um dos mais influentes dos últimos tempos. Com sua banda, formada ainda por Krist Novoselic e Dave Grohl, Kurt popularizou o movimento de rock alternativo da cidade de Seattle chamado grunge. Outras bandas também fizeram sucesso como Alice in Chains, Pearl Jam e Soundgarden. Ao todo, sua banda lançou três álbuns de estúdio – Bleach (1989), Nevermind (1991), e In Utero, (1993) - além de três ao vivo - MTV Unplugged in New York (1994), From the Muddy Banks of the Wishkah (1996) e Live at Reading (2009).

Reconhecido e com uma carreira de sucesso pelo mundo inteiro, Cobain mostrava desconforto com a fama. Além disso, passou os últimos anos de sua vida lutando contra o vício em heroína, dores de estômago e depressão. Fora isso, ele ainda chamava a atenção pelo casamento com a cantora Courtney Love, com quem teve uma filha, Frances Bean Cobain, nascida em 18 de agosto de 1992. Mesmo com o nascimento da filha, Kurt seguiu com problemas com drogas e também tentativas de suicídio. 

Pouco antes de sua morte, foi internado em uma clínica para um programa de desintoxicação. O músico porém, fugiu do centro de reabilitação e pegou um avião de Los Angeles para Seattle. No dia 8 de abril de 1994, o corpo de Cobain foi descoberto em sua casa em Lake Washington, por um eletricista que tinha chegado para instalar um sistema de segurança. Ele estava morto desde o dia 5 e, embora sua esposa o estivesse procurando, ninguém havia pensado em olhar na garagem ou na estufa da casa.

Até hoje, a morte de Kurt Cobain ainda é um mistério não esclarecido.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES