Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Nesta data começa em Londres a saga maldita da taça Jules Rimet

Nesse ano de 1966, a Inglaterra tornou-se campeã, com a Copa disputada em seu território. Quatro anos depois, o Brasil seria tricampeão

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi nesta data, em 20 de Março de 1966, na cidade de Londres, no Reino Unido, que começou a saga maldita da Taça Jules Rimet. Exposta na capital inglesa para visitação pública, pois nesse ano de 66 ocorreria no território britânico mais uma etapa da Copa do Mundo, a famosa de cobiçada taça foi simplesmente roubada.  

A partir do sumiço, a polícia inglese se mobilizou para tentar encontrar a taça, sem qualquer sucesso. O curioso de tudo é que foi necessário o apurado faro de um cão, para que a taça aparecesse. Um cachorro chamado Pickes, que passeava com seu dono, acabou sendo o herói da história. Ao farejar um pedaço de papel que enrolava a taça, ele fez a descoberta. Pickes se tornou famoso e ganhou fornecimento de comida para o resto de sua vida. 

Nesse ano de 1966, a Inglaterra tornou-se campeã, com a Copa disputada em seu território. Quatro anos depois, o Brasil seria tricampeão mundial, no torneio do México, ficando assim com direito à guarda definitiva da Taça Jules Rimet. Mas foi daí que ocorreu a sequência maldita do cobiçado troféu.  

Nesta data começa em Londres a saga maldita da taça Jules Rimet - Imagem: Reprodução

Eufórica por ter sido a nação do mundo a conquistar o tricampeonato pela primeira vez, o Brasil, por decisão da sua confederação de futebol, deixou a taça exposta na sede da CBF, colocada por trás de um vidro à prova de bala. De nada adiantou: em 1983, o exemplar original foi roubado e seu paradeiro nunca foi descoberto. 

E a CBF resolveu deixá-la exposta em um vidro à prova de bala para seus visitantes, em sua sede no Centro do Rio de Janeiro. De nada adiantou. Em 1983, o exemplar original foi roubado e o paradeiro nunca foi descoberto. 

Quatro pessoas foram presas e condenadas pelo roubo: Sérgio Peralta, Chico Barbudo, Luiz Bigode e Juan Hernández. Sérgio, trabalhava na CBF como representante do Atlético-MG. Segundo inquérito policial, foi ele quem passou as informações que a taça original estava sob um vidro blindado, mas apenas protegida por uma moldura de madeira.

Chico Barbudo, por sua vez, teria sido quem invadiu e rendeu os seguranças para o dia do roubo, convidado por Sérgio Peralta. Ao seu lado estava Luiz Bigode. Bigode era amigo de Chico e foi convidado também para executar a ação. Foi preso e nunca confessou que participou do roubo da Jules Rimet. Hernández era o ourives argentino apontado como receptador do roubo e responsável por derreter a taça. 

A Jules Rimet pesava em média 3,8kg de ouro puro e media 30cm de altura.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES