Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Posse de Sarney na presidência põe fim ao regime militar no Brasil

Sarney fora recentemente eleito vice-Presidente da República, compondo a chapa do Presidente eleito Tancredo Neves

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Há exatos 38 anos, com a posse de José Sarney na Presidência do país, tem fim um dos mais longos e tumultuados períodos de exceção política da história do Brasil e se inicia o que ficou chamado de a Nova República. 

Sarney fora recentemente eleito vice-Presidente da República, compondo a chapa do Presidente eleito Tancredo Neves.

Impedido de assumir o mandato em virtude de doença que o acometeu, Tancredo Neves foi hospitalizado antes da posse e morreria dia 21 de Abril.  Sarney, que assumiu interinamente o comando do país, ficou permanente no cargo.

Naquele dia 15 de março de 1985, com a doença do presidente eleito Tancredo Neves, que havia derrotado o candidato dos militares, Paulo Maluf, no Colégio Eleitoral, o ex-governador maranhense tornava-se o primeiro presidente civil do Brasil, após quase 21 anos do golpe militar de 31 de março de 1964.

Posse de Sarney na presidência põe fim ao regime militar no Brasil - Imagem: Reprodução

A Nova República, ou sexta República, é marcada pela redemocratização política do Brasil, depois de mais de 20 anos de um governo caracterizado pela repressão política, que se iniciou com a deposição do presidente João Goulart em 1964. Em janeiro de 1985, a chapa da Aliança Democrática, formada pelo ex-governador de Minas Gerais Tancredo Neves e pelo senador José Sarney, ambos do PMDB, vence, em eleição indireta no Colégio Eleitoral, a disputa pela Presidência da República.

Na véspera da posse, no dia 14 de março, Tancredo passa mal e é internado com sintomas de apendicite. Com a hospitalização de Tancredo, o vice-presidente eleito José Sarney é empossado na manhã de 15 de março. O então presidente da República, João Figueiredo, deixa o palácio do governo sem passar o comando do país e a faixa presidencial para José Sarney. Figueiredo recusou-se a entregar a faixa após ser alertado de que Sarney assumira como substituto de Tancredo, e não como sucessor de Figueiredo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES