Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Primeira tragédia a atingir o World Trade Center foi em 13 de fevereiro

O primeiro episódio grave aconteceu em 13 de Fevereiro de 1975, quando foi atingido por um incêndio

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Inaugurado em 4 de Abril de 1973, O original World Trade Center (WTC) era um grande complexo de sete edifícios no distrito financeiro de Lower Manhattan, Nova York, Estados Unidos, um verdadeiro orgulho para a cidade de Nova York.

Mas esse conjunto arquitetônico estaria fadado a uma série de tragédias e ataques destruidores. 

O primeiro episódio grave aconteceu em 13 de Fevereiro de 1975, quando foi atingido por um incêndio. Pouco tempo depois, um bombardeio atacou os prédios, em 26 de fevereiro de 1993; Em seguida, ocorreu um grande um assalto a banco em 14 de janeiro de 1998 e, finalmente, um ataque terrorista em 11 de setembro de 2001, que destruiu completamente as Torres Gêmeas.

Primeira tragédia a atingir o World Trade Center foi em 13 de fevereiro - Foto: Reprodução

No momento de sua conclusão, as Torres Gêmeas - o 1 World Trade Center original (a Torre Norte) a 1.368 pés (417 m); e 2 World Trade Center (a Torre Sul) a 1.362 pés (415,1 m)—eram os edifícios mais altos do mundo. Outros edifícios do complexo incluíam o Marriott World Trade Center (3 WTC), 4 WTC, 5 WTC, 6 WTC e 7 WTC. O complexo continha 13.400.000 pés quadrados (1.240.000 m2) de espaço de escritório.

O complexo central foi construído entre 1966 e 1975, a um custo de US$ 400 milhões (equivalente a US$ 2,27 bilhões em 2021). A ideia foi sugerida por David Rockefeller para ajudar a estimular a renovação urbana em Lower Manhattan, e seu irmão Nelson assinou a legislação para construí-la. Os edifícios do complexo foram projetados por Minoru Yamasaki. Em 1998, a Autoridade Portuária de Nova York e Nova Jersey decidiu privatizá-la alugando os prédios para uma empresa privada administrar. Ele concedeu o arrendamento à Silverstein Properties em julho de 2001. Durante sua existência, o World Trade Center simbolizou a globalização e o poder econômico da América. Embora seu design tenha sido inicialmente criticado por cidadãos de Nova York e críticos profissionais, as Torres Gêmeas se tornaram um ícone da cidade de Nova York. Teve um papel importante na cultura popular e, de acordo com uma estimativa, foi retratado em 472 filmes. As Torres Gêmeas também foram usadas na apresentação freqüente de caminhada na corda bamba de Philippe Petit em 7 de agosto de 1974. Após os ataques de 11 de setembro, as menções ao complexo em várias mídias foram alteradas ou excluídas, e várias dezenas de "filmes memoriais" foram criados. O Trade Center experimentou vários crimes graves e incidentes terroristas, incluindo um incêndio em 13 de fevereiro de 1975; um bombardeio em 26 de fevereiro de 1993; um assalto a banco em 14 de janeiro de 1998 e, finalmente, um ataque terrorista em 11 de setembro de 2001. Este último começou depois que sequestradores afiliados à Al-Qaeda lançaram dois jatos Boeing 767 nas Torres Gêmeas com poucos minutos de diferença. Entre 16.400 e 18.000 pessoas estavam nas Torres Gêmeas quando foram atingidas. Os incêndios dos impactos foram intensificados pela queima de combustível de aviação dos aviões, que, juntamente com os danos iniciais nas colunas estruturais dos edifícios, acabou causando o colapso de ambas as torres. Os ataques na cidade de Nova York mataram 2.606 pessoas dentro e nas proximidades das torres, bem como todas as 157 a bordo das duas aeronaves. A queda de detritos das torres, combinada com incêndios que os destroços iniciaram em vários edifícios circundantes, levaram ao colapso parcial ou total de todos os edifícios do complexo do WTC, incluindo o 7 World Trade Center, e causaram danos catastróficos a 10 outras grandes estruturas na área circundante .

O processo de limpeza e recuperação no local do World Trade Center levou oito meses, durante os quais os restos dos outros edifícios foram demolidos. Em 30 de maio de 2002, a última peça de aço do WTC foi cerimonialmente removida. Um novo complexo do World Trade Center está sendo construído com seis novos arranha-céus e vários outros edifícios, muitos dos quais completos. Um memorial e um museu para os mortos nos ataques, um novo centro de trânsito rápido e um parque elevado foram abertos. O memorial apresenta dois espelhos d'água quadrados no centro, marcando onde ficavam as Torres Gêmeas. O One World Trade Center, o edifício mais alto do Hemisfério Ocidental com 1.776 pés (541 m) e o edifício principal do novo complexo, foi concluído em maio de 2013 e inaugurado em novembro de 2014.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES