Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Queda de Boeing em Bruxelas deixa 73 pessoas mortas

O desastre foi o primeiro acidente fatal envolvendo um Boeing 707 em serviço regular de passageiros

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Todas as 72 pessoas que de encontravam a bordo do voo Sabena 548, do Boeing 707 que partia do Aeroporto Internacional de Nova Iorque (posteriormente renomeado Aeroporto Internacional John F. Kennedy) para o Aeroporto de Bruxelas, Bélgica, em 15 de fevereiro de 1961, morreram, quando o avião caiu durante a abordagem para a aterrissagem. Todos as 72 pessoas a bordo acabaram morrendo, com mais uma pessoa em terra, um agricultor atingido por destroços da aeronave, elevando o número de mortos para 73.

É o desastre aéreo com maior número de vítimas fatais ocorrido na Bélgica.

Queda de Boeing em Bruxelas deixa 73 pessoas mortas - Foto: Ascom

O desastre foi o primeiro acidente fatal envolvendo um Boeing 707 em serviço regular de passageiros. Entre os mortos estavam os membros da equipe de patinação artística no gelo dos Estados Unidos, que estavam a caminho de Praga, Tchecoslováquia, onde iriam competir no campeonato mundial de 1961.

O avião, registrado como OO-SJB, era um Boeing 707-329 da companhia belga Sabena que partiu do Aeroporto Internacional de Nova Iorque na noite de 14 de fevereiro de 1961 com destino ao Aeroporto de Bruxelas. O voo transcorria em perfeita ordem, e foi somente perto do aeroporto de destino que os problemas começaram. O piloto recebeu a indicação de manter-se em voo até uma pequena aeronave deixar a pista. Então, segundo testemunhas oculares, o avião começou a mover-se erraticamente e foi bater em um campo perto da cidade-dormitório Berg.

Queda de Boeing em Bruxelas deixa 73 pessoas mortas - Foto: Ascom

A causa exata do acidente nunca foi esclarecida, porém, segundo a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos, a causa mais provável foi o mau funcionamento do mecanismo de regulação do estabilizador.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES