Direito, Economia & Política

Tudo sobre Direito, Economia & Política

Confira a startup holandesa que produz carne cultivada em uma semana

Em busca de escala na produção, Meatable quebra recorde de tempo necessário para o processamento da proteína de laboratório

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A carne cultivada está se aproximando cada vez mais da mesa dos consumidores. Com avanços significativos na eficiência do processo de desenvolvimento de carne suína, o prazo de produção foi reduzido para apenas uma semana.

Co-fundadores da Meatable com novo produto suíno produzido em laboratório  - Fotos: Divulgação/Meatable

No início deste ano, a empresa holandesa de biotecnologia Meatable, especializada em carne cultivada, indicou que o tempo de produção poderia levar algumas semanas. Isso já representaria uma melhoria considerável em comparação com a produção em fazendas de suínos, onde o ciclo de criação do animal, desde o nascimento até o abate, leva oito meses. No entanto, no final de maio, a Meatable anunciou que havia superado seu próprio recorde.

"Ano passado, levamos três semanas para diferenciar as células e agora conseguimos reduzir isso para apenas alguns dias. Esperamos continuar diminuindo esse tempo", afirmou Daan Luining, co-fundador e CTO (Chief Technology Officer) da Meatable. "Desenvolvemos um produto de alta qualidade, com expressões de proteínas e cadeias longas de ácidos graxos, que são essenciais para proporcionar a experiência sensorial única da carne suína".

A Meatable produz carne cultivada a partir de uma única célula animal, utilizando a tecnologia opti-ox, também utilizada pela empresa de biologia sintética Bit.bio para produzir células humanas destinadas a medicamentos. Essa tecnologia permite que a Meatable converta as células-tronco animais em carne para consumo.

Linguiça de carne de suíno da Meatable, feita em laboratório   

A célula inicial da Bit.bio é ligeiramente diferente das utilizadas por outras empresas. Trata-se de uma célula-tronco pluripotente, que pode ser facilmente cultivada e convertida em tecidos específicos, como músculo e gordura, os componentes básicos da carne suína.

Além disso, a Meatable desenvolveu um processo contínuo de perfusão capaz de gerar 80 milhões de células por mililitro, o que torna a produção mais produtiva e fácil de ser ampliada.

Esse avanço é um marco importante para a Meatable, segundo Krijn de Nood, co-fundador e CEO da empresa. "Agora demonstramos que temos o processo mais eficiente do mundo, o que é essencial se quisermos criar produtos que possam competir com os preços baixos da carne convencional".

Quanto à sustentabilidade da carne cultivada, um estudo preliminar da Universidade de Davis, na Califórnia, levantou preocupações sobre as emissões de gases de efeito estufa associadas à produção de carne cultivada. No entanto, uma análise da consultoria de sustentabilidade CE Delft sugere que, se mais de 30% da energia utilizada for proveniente de fontes renováveis, a carne cultivada pode ser mais sustentável do que a criação convencional de frangos, podendo reduzir significativamente os impactos do aquecimento global em comparação com a carne bovina convencional.

Degustação em Singapura. No sentido horário: Tom Gray, Karen Tay, Hui Yi LIM (EDB), Damian Chan (EDB) e Andre Huber

A Meatable já está testando meios de cultura em que 70% dos ingredientes são de qualidade alimentar, em vez de farmacêutica, e está trabalhando para aumentar ainda mais essa proporção.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES