Direito, Economia & Política

Tudo sobre Direito, Economia & Política

Ibovespa ganha fôlego e sobe 1%; dólar se estabiliza em R$ 5

No Brasil, os dados inflacionários trouxeram uma surpresa positiva para os investidores

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por: Luiz Felipe Bazzo, CEO do transferbank

No Brasil, os dados inflacionários trouxeram uma surpresa positiva para os investidores. O IPCA-15, prévia da inflação oficial do Brasil, registrou uma alta de 0,51% em maio, abaixo do projetado pelo mercado. Nos últimos 12 meses, o índice acumulou alta de 4,07%, abaixo dos 4,16% registrados em abril.

O dado foi responsável por ajudar a segurar o Ibovespa no azul em seu primeiro pregão positivo da semana. Mas, além disso, o indicador também mostrou que é possível que a Selic caia mais cedo do que o esperado por aqui. O indicador, inclusive, levou os investidores a derrubarem os juros de curto prazo e as teses de que uma queda da taxa básica aconteça já em agosto começaram a ganhar força.

Com a inflação mais baixa que o esperado, os juros devem começar a cair. A perspectiva de início do processo de corte de juros tem impulsionado ações mais ligadas à atividade doméstica.

O teto de gastos no Brasil está com os dias contados. Portanto, o momento de virada do Ibovespa está perto e essa tendência está apenas começando. O avanço no Congresso das regras para o novo arcabouço deve reduzir o risco fiscal e manter o impulso no mercado doméstico, diante da mudança de perspectiva para os juros básicos. 

É sempre importante ressaltar que não existe mais espaço fiscal para o gasto do governo aumentar e ajudar o país crescer. 

Câmbio

Essa semana os investidores reagiram positivamente aos sinais de resolução do impasse nos Estados Unidos, já que um calote da maior economia do mundo impacta todo o globo, minando a confiança e a atividade econômica.

O que vem segurando de forma positiva é a balança comercial de exportações do Brasil pro exterior, porque o que a gente vê ainda é um fluxo muito grande de remessas, tanto de pessoas físicas, quanto de empresas, para fora

Quanto mais altos os juros nos Estados Unidos, mais o dólar tende a se beneficiar globalmente de fluxos para o extremamente seguro mercado de renda fixa norte-americano.

Durante a semana, houve pagamento de provento da Petrobras para acionistas estrangeiros, que detêm ADRs (recibos da Petrobras negociados lá na bolsa norte-americana), então o investidor estrangeiro fez essa remessa comprando 37 mil contratos de dólar. Foi um movimento bem intenso e é por isso que o dólar acabou subindo muito.

O dólar encerrou esta semana praticamente estável frente ao real e a tendência é de permanecer assim para o próximo semestre.

*Luiz Felipe Bazzo é CEO do transferbank, uma das 15 maiores corretoras de câmbio do Brasil. O executivo também já trabalhou em multinacionais como Volvo Group e BHS. Além disso, criou startups de diferentes iniciativas e mercados tendo atuado no Founder Institute, incubadora de empresas americanas com sede no Vale do Silício. O executivo morou e estudou na Noruega e México e formou-se em administração de empresas pela FAE Centro Universitário, de Curitiba (PR), e pós-graduado em finanças empresariais pela Universidade Positivo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES