Morre, aos 84 anos, o ex-deputado estadual Paulo Henrique Paes Landim

Ele era irmão do ex-deputado federal Paes Landim, que está em Brasília e virá para o enterro

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Arimatéa Carvalho

O ex-deputado estadual por quatro mandatos Paulo Henrique Paes Landim morreu na noite de domingo (16) em Teresina, aos 84 anos. Ele era um ano mais novo que o ex-deputado federal Paes Landim, que se encontra em Brasília e virá para o enterro no irmão na segunda-feira (17). Eles eram muito próximos, até por conta da idade.

Nas campanhas do irmão Paes Landim, era sempre ele que cuidava das ações em Teresina e este ano não conseguiu realizar o trabalho, já doente.

O ex-deputado Paulo Henrique Paes Landim foi casado com Djusa Paes Landim, com quem teve quatro filhos: Lucila, Marcelo, Larissa e Henry. É pai ainda de Lêda, ex-primeira-dama de São João do Piauí, casada com o ex-prefeito Robert Paes Landim. 

Ele também foi casado com a juiza do Trabalho, Benedita Guerra, tendo dois filhos Paula e Paulo Filho. Há cinco anos, descobriu ser pai também de Luan, e assumiu a paternidade.

A morte foi em decorrência de uma série de problemas de saúde que incluíram crise renal, doença cardíaca e depressão. Ele foi internado no hospital Itacor, da capital, teve alta e no sábado 8 de outubro foi internado no Hospital São Paulo, na zona Leste, de onde não saiu mais. Ele estava intubado na UTI e faleceu na noite de hoje.

Familiares relataram ao blog que desde que o irmão Murilo morreu, em março deste ano, Paulo Henrique entrou em depressão. Os dois eram muito ligados.

O corpo do ex-deputado estadual será enterrado em sua terra natal, a cidade de São João do Piauí, amanhã na parte da tarde.

O presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Sampaio (MDB), divulgou nota de pesar na noite de domingo lamentando a perda e se solidarizando com a família.

HISTÓRICO DE VIDA

Filho de Francisco Antônio Paes Landim Neto e Natália Ferreira, o ex-deputado cursou Medicina em Salvador.  Seu pai foi eleito deputado estadual em  1947 pela UDN e seu irmão, Luiz Gonzaga Paes Landim, foi eleito para o mesmo posto em 1978, 1982 e 1986.

Paulo Henrique foi eleito deputado estadual em 1990em substituição a Luiza Gonzaga, reelegendo-se pelo PFL em 1994, 1998 e 2022. Foi secretário de Saúde nos primeiros meses do segundo governo Hugo Napoleão.

Após migrar para o PTB disputou a reeleição para deputado estadual em 2006 concorrendo contra Luiz Gonzaga Paes Landim, mas ambos foram derrotados. A eleição de Xavier Neto para o Tribunal de Contas do Estado e a cassação do primeiro suplente por infidelidade partidária garantiram um novo mandato a Paulo Henrique Paes Landim, que mesmo efetivado desistiu de buscar a reeleição em 2010 preferindo apoiar sua irmã, Amparo Paes Landim.

Morre, aos 84 anos, o ex-deputado estadual Paulo Henrique Paes Landim



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES