XP News: Bancos se preparam para ‘batalha’ contra Lojas Americanas

Bancos credores da Americanas se armam para uma batalha judicial contra a companhia

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por: (@rafaelfurla)

Os mercados em queda às 7:00 em Brasília: S&P500 -0.44%, Dow Jones -0.26%, Nasdaq -0.71%. Já a Europa (STOXX600) sobe +0.14%

PETRÓLEO: Ele ainda está se firmando nos US$ 80 no Brent (referência para a Petrobras) com as notícias de reabertura da China. Importante olhar que o "Crack spread", diferença entre o petróleo bruto e o  refinando, tem diminuído. Para os preços aqui no Brasil isso é muito importante.

O TERMÔMETRO DA RENDA FIXA: Na semana passada, o juro longo fechou ~50bps enquanto a NTNB longa fechou 20bps. Já a curva de juros fechou a semana precificando queda de ~250bps até o final de 2024, devido ao arrefecimento da inflação global na margem e, também, à melhora na percepção do mercado na condução da política econômica.

INFLAÇÃO & BOLSAS: Com a inflação melhor lá fora, o S&P e o Nasdaq registraram sua segunda semana positiva consecutiva e o melhor desempenho semanal desde novembro: Nasdaq +4,82%, S&P +2,67% e o Dow +2.00%

ANO DIFÍCIL LÁ FORA: 59% das ações do S&P 500 viram suas estimativas de lucro para 2023 revistas para baixo no mês passado, marcando a terceira maior parcela de rebaixamentos nos últimos 40 anos.

O QUE MOSTRAM OS BALANÇOS DOS BANCOS:

1. Wells Fargo, cujos lucros no último trimestre foram cortados pela metade, disse que está se preparando para que a economia “fique pior do que nos últimos trimestres”.

2. O JPMorgan Chase registrou receita que superou as expectativas, mas, mesmo assim, o banco alertou que está reservando mais dinheiro para cobrir perdas de crédito porque uma “recessão leve” é seu “caso central”.  

3. Os CEOs do Citigroup e do Bank of America também disseram que estão prevendo uma “recessão leve”.

É SOBRE INFLAÇÃO: Parte dos investidores pensa que o mercado lá fora vai ignorar notícias negativas, desde que a inflação comece a ceder e mostre que o Banco Central Americano não precise subir tanto os juros. No jargão da Faria Lima, "vai passar por cima".

VALOR: Bancos se preparam para ‘batalha’ contra Americanas.

Bancos credores da Americanas se armam para uma batalha judicial contra a companhia, que conseguiu decisão na sexta (13) para se proteger da cobrança de dívidas. 

VALOR: Conselho vai monitorar riscos fiscais

Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o objetivo é evitar surpresas de impacto bilionário para as contas públicas, atuando “tecnicamente nos tribunais”.

VALOR: Venda à Argentina tem alívio, mas recuperação segue difícil.

A visita à Argentina, primeira viagem oficial agendada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao exterior neste mandato, acontecerá num momento em que as exportações para o país vizinho se recuperam. Os embarques aos argentinos somaram US$ 15,35 bilhões, com alta de 29,2% em relação ao ano anterior.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES