Concursos da Polícia Civil preveem 5.090 vagas

As oportunidades são para vários estados

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A ordem para quem aguarda novos concursos públicos na área policial é intensificar os estudos. Isto porque para 2019 estão previstas pelo menos 5.090 vagas em novos concursos da Polícia Civil para diversos Estados do país.

Com salários iniciais de até R$ 18 mil por mês, as oportunidades estão distribuídas entre os cargos de auxiliar, agente, escrivão, inspetor, delegado, entre outros. Há opções para candidatos de níveis médio e superior.

A Polícia Civil do Estado do Espírito Santo (PC/ES) divulgou uma alteração na comissão do seu novo concurso público para a carreira de delegado de polícia. A banca do certame já está escolhida e será o Instituto Acesso. Com isto, nada mais impede a publicação do edital de abertura de inscrições, que pode ocorrer já nos próximos dias. A seleção foi oficialmente anunciada em agosto de 2018, pelo então governador Paulo Hartung. Ao todo serão oferecidas 33 vagas na carreira, de acordo com declaração do governador. 

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, anunciou, na última quarta-feira, 30 de janeiro, que autorizará a realização de novo concurso público para a  PC RJ (Polícia Civil do Rio de Janeiro), para o preenchimento de nada menos do que 1.000 vagas. A seleção foi confirmada durante evento para assinatura do termo de convocação de 81 oficiais de cartório.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, disse que o edital do novo concurso público da PC/DF (Polícia Civil do Distrito Federal) deverá ser publicado entre os meses de abril ou maio. A expectativa é de uma oferta de 1.800 vagas. Embora a seleção, autorizada em 1º de agosto, seja apenas para o preenchimento de 300 postos para  o cargo de escrivão, a expectativa é de que agora também sejam oferecidas mais 1.500 oportunidades para a carreira de agente. 

Estados do Nordestes também oferecem vagas

O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou que autorizará a realização de novo concurso público para a PC BA (Polícia Civil do Estado da Bahia) ainda em 2019. De acordo com ele, embora a corporação tenha realizado seleção recentemente, o certame não foi suficiente para preencher todos os postos para os cargos de agente e delegado, o que justifica uma nova avaliação para 2019.  “Vamos realizar este ano um novo concurso para a Polícia Civil e um novo concurso para a Polícia Militara. Na Polícia Civil no ano passado, ao concluirmos o concurso, não conseguimos preencher todas as vagas, nem de delgados e nem de agentes. Vamos fazer um novo concurso para que possamos ter um maior número de delegados e atender a um pleito das mulheres da Bahia, um pleito das nossas deputadas, que é a ampliação do número de delegacias da mulher em várias regiões do nosso estado”, disse, durante sessão de abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). 

O atual contexto de crise pelo qual passa o setor de segurança no Ceará deve ser fator determinante para a celeridade na abertura do novo concurso público da Polícia Civil do Ceará (PC CE). A liberação do edital estava prevista para ocorrer em dezembro, de acordo com declaração do governador Camilo Santana na ocasião de autorização do certame, em 14 de agosto. De qualquer forma, mesmo com o atraso, o documento segue previsto para ser liberado em breve. Para isto, ainda é necessário definir a banca organizadora.  A seleção é aguardada desde 22 de fevereiro, quando anunciada pelo governador, durante entrevista no Programa Paulo Oliveira. Na ocasião,  adiantou que será para os cargos de delegado, escrivão e inspetor, mas não antecipou a oferta de vagas que serão oferecidas. Posteriormente, confirmou que a seleção contará com uma oferta de 1.496 oportunidades. Porém, a distribuição por cargo ainda não foi anunciada. 

A Secretaria Estadual de Administração e Recursos Humanos do Rio Grande do Norte divulgou, por meio de publicação em diário oficial, a nova comissão responsável pelo concurso público da  Polícia Civil do Rio Grande do Estado (PC/RN). A oferta deverá ser de 302 postos. Com as mudanças, cresce a expectativa pela definição do nome da banca organizadora, para que o edital de abertura de inscrições possa ser finalmente publicado. 

Concurso Polícia Civil AM 2019

Cresce cada vez mais a expectativa de que seja lançado, no decorrer de 2019, o edital do novo concurso da Polícia Civil do Amazonas (PC AM), que foi anunciado em 2014 pelo então governador José Melo. O órgão já constituiu a comissão, definiu o número de vagas e revelou os cargos que serão oferecidos. Inicialmente, a previsão era de que fossem abertas 2.394 oportunidades, mas o certame terá apenas 424 postos distribuídos da seguinte maneira: 62 para delegado, 200 para investigador, 98 para escrivão, 27 para perito criminal, oito para perito legista, três para perito odontolegista, 16 para auxiliar perito e dez para padioleiro. 

Concurso Polícia Civil PR 2019

Cresce a expectativa pela realização de mais um concurso público da PC PR (Polícia Civil do Paraná)  para a carreira de delegado de polícia em 2019.  Uma nova seleção para o cargo deve ocorrer ainda este ano, de acordo com publicação divulgada em 3 de dezembro,  em diário oficial. A deliberação 1008/18 do Conselho da Polícia Civil, propõe a realização do certame, para o preenchimento de 35 vagas imediatas, além de formar cadastro reserva de pessoal. Com isto, o processo agora deve ser analisado pela Secretaria de Segurança Pública para, eventualmente, receber autorização governamental.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES