Defensoria Pública do Piauí fará novo concurso em breve

Para concorrer ao cargo de defensor é exigido nível superior em direito e três anos de atividade jurídica

DPE | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Se você ainda não começou, já é hora de começar a se preparar para o novo concurso da Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI). A seleção para o cargo de defensor está cada vez mais próxima e já foi, inclusive, confirmada pelo defensor geral do estado, Erisvaldo Marques dos Reis.

Ele foi reempossado para sua segunda gestão, no final de março, e afirmou que a realização do certame é uma das prioridades, pois é necessária para a reposição de servidores aposentadorias.

Para concorrer ao cargo de defensor é exigido nível superior em direito e três anos de atividade jurídica. A remuneração inicial da carreira é de R$ 24.370,85. O número de vagas ainda será confirmado.

A seleção já conta, inclusive, com  minuta pronta. O documento define que o concurso contará com quatro etapas, incluindo três provas escritas, avaliação oral, investigação social e análise de títulos.

Cocnurso da DPE-PI está próximo (Foto: Google Maps)

A prova objetiva será composta de  100 questões, com temas sobre direito constitucional, direito administrativo, direito penal, direito processual penal, direito civil e do consumidor, direito processual civil, direitos difusos e coletivos, direitos da criança e do adolescente/idoso/mulher de vítima de violência/saúde, direitos humanos e princípios e atribuições institucionais da DPE PI.

A segunda prova contará com quatro questões dissertativas, sobre direito constitucional, administrativo, direito penal, direito processual penal, direito civil, direito processual civil, direitos difusos e coletivos e direitos humanos

Já na terceira haverá duas peças jurídicas, com base em problema prático de direito processual penal e direito processual civil, envolvendo, nos aspectos materiais, as demais disciplinas.

O último concurso DPE PI para defensores ocorreu em 2009, quaNdo foram oferecidas 12 vagas imediatas. A banca, na ocasião, foi o Cebraspe.

A seleção contou com provas objetivas, prova subjetiva, prova prática subjetiva  e análise de títulos.

A parte objetiva contou com 100 questões, versando sobre direito constitucional, direito administrativo, direito penal, direito processual penal, direito civil, direito processual civil, direitos difusos e coletivos, direitos da criança e do adolescente, direitos humanos e princípios e atribuições institucionais da DPE PI.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES