Emprego deve seguir moderado no quarto trimestre, mostra pesquisa

Entre os empresários consultados pelo levantamento, 18% preveem aumento no nível de contratação nos últimos meses do ano, 10% esperam queda e 70% projetam estabilidade

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O índice que mede a expectativa de emprego no Brasil aponta para um quadro modesto do mercado de trabalho até o fim do ano, segundo pesquisa da consultoria ManpowerGroup divulgada nesta terça-feira (10). Entre os empresários consultados pelo levantamento, 18% preveem aumento no nível de contratação no quarto trimestre, 10% esperam queda e 70% projetam estabilidade. As informações são do G1.

Como resultado, o índice que apura a Expectativa Líquida de Emprego está positivo em 9% – já feito o ajuste sazonal. O indicador está dois pontos percentuais acima do observado no mesmo período do ano passado. "A pesquisa mostra que os empresários estão efetivamente aguardando o crescimento da economia voltar a criar emprego", afirma o presidente do ManpowerGroup no Brasil, Nilson Pereira.

O levantamento entrevistou 59 mil empregadores de 44 países, sendo 850 brasileiros.

No recorte regional, o melhor desempenho do mercado de trabalho deve ser observado em Minas Gerais. Entre os empresários mineiros, a intenção de contratação está positiva em 18%, também levando-se em conta o ajuste sazonal. Na sequência, aparecem o estado de São Paulo (10%), Paraná (7%) e Rio de Janeiro (5%).

Setores

Entre os oito setores pesquisados pelo levantamento, o desempenho esperado para os últimos meses do ano deve ser bastante homogêneo.

A contratação deve ser mais intensa na construção civil, que esboça uma retomada depois de anos de recessão. A expectativa líquida de emprego está positiva em 12 pontos percentuais. O desempenho mais fraco será o da indústria, com saldo positivo de 8%.

"Todos os setores estão com uma expectativa parecida, inclusive a construção civil, que vinha com um desempenho negativo nos últimos anos", afirma Pereira.

Desempenho global

No ranking global, o Brasil está na 14ª colocação entre os países com mais intenção de contratação no quarto trimestre. A liderança é do Japão (mais 26%) e Taiwan (diferença positiva de 21%).

As últimas posições são ocupadas por Espanha (0%), República Tcheca (+2%) e Suíça (+3%).

Expectativa de emprego por países:

Japão 26% 

Taiwan 21% 

Estados Unidos 20% 

Índia 19% 

Grécia 18% 

Eslovênia 17% 

Nova Zelândia 15% 

Hong Kong 14% 

Canadá 12% 

Austrália 11% 

Noruega 10% 

Portugal 10% 

Suécia 10% 

Brasil 9% 

Colômbia 9% 

Guatemala 9% 

Polônia 9%

 México 8% 

Peru 8% 

Romênia 8% 

Bulgária 7% 

Croácia 7% 

Hungria 7% 

Bélgica 6% 

França 6% 

Alemanha 6%

 Irlanda 6% 

Israel 6%

 Eslováquia 6% 

Turquia 6%

 Áustria 5% 

Holanda 5% 

Reino Unido 5% 

China 4% 

Finlândia 4% 

Itália 4% 

Panamá 4%

 Singapura 4%

 África do Sul 4% 

Argentina 3% 

Costa Rica 3% 

Suíça 3% 

República Tcheca 2% 

Espanha 0% 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES