Entrevista de emprego ao telefone pode eliminar candidatos; dicas

Triagem mantém apenas candidatos dentro do perfil desejado

Candidato deve estar atento a ligações em horário comercial | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Algumas empresas costumam adotar as entrevistas por telefone para fazer uma pré-seleção dos candidatos, checar algumas informações que não estão no currículo e até para saber se os concorrentes preenchem alguns requisitos técnicos para o cargo. A prática também tem o objetivo de poupar tempo, já que as empresas, na maioria das vezes, têm urgência na contratação. Segundo profissionais de RH ouvidos, é grande o índice de eliminação de candidatos, já que são convocados para as fases seguintes do processo seletivo apenas os candidatos dentro do perfil desejado.

Carmen Benet, gerente de recrutamento e seleção da Trabalhando.com, diz que as empresas usam esse método por ser mais rápido e avalia que pode ser uma triagem definitiva. ?As perguntas são mais aprofundadas para se ter a certeza de que o candidato está falando a verdade.?

De acordo com Sandra Assis, consultora da Luandre, empresa de RH, no telefone costuma ser perguntado, por exemplo, se o candidato possui conhecimento em algum aplicativo, CNH, disponibilidade para viagens e até sua pretensão salarial. ?Quando a vaga é para uma cidade diferente da que a empresa está alocada, pode-se fazer a entrevista pelo telefone. De qualquer forma, dificilmente o processo é finalizado sem que ocorra a entrevista presencial com o gestor da área requisitante?, diz.

Janaína Andrade, coordenadora de recrutamento & seleção da Talent Group, empresa de recrutamento, seleção e terceirização de mão de obra, afirma que as empresas querem verificar se o candidato possui ou não os requisitos imprescindíveis solicitados. ?A partir dessa pré-triagem, é possível validar se há aderência ao perfil para agendar a entrevista presencial?, afirma.

Segundo Cezar Tegon, presidente da Elancers, empresa de sistemas de recrutamento e seleção, a entrevista por telefone normalmente é utilizada nas etapas iniciais do processo seletivo, no qual já foram identificados os candidatos que atendem ao perfil mínimo exigido pela vaga, mas no qual o volume de candidatos ainda é grande. ?Nesta entrevista, normalmente, a empresa informa mais detalhes sobre a vaga, verifica o real interesse do candidato em participar do processo e confirma o salário atual, benefícios atuais, se está trabalhando, checa experiências, escolaridade e as expectativas do candidato perante a oportunidade oferecida. Como em todas as etapas, mesmo por telefone, a pessoa responsável pela entrevista avalia a maneira de o candidato se portar, as palavras que ele emprega, a correta utilização do idioma?, explica.

?A entrevista por telefone ainda não é utilizada por todas as empresas, no entanto, é uma tendência a ser seguida. O mercado anda muito aquecido e, muitas vezes, o profissional que enviou o currículo para a oportunidade não possui os pré-requisitos imprescindíveis, porém, isso só poderá ser confirmado através de uma análise detalhada do currículo e tirando todas as dúvidas com o candidato no contato telefônico?, acrescenta Janaína.

Como chamar a atenção?

Os consultores afirmam que é possível chamar a atenção do interlocutor no telefone, já que não há contato físico, e o entrevistador não está vendo as expressões faciais do candidato. ?A entrevista por telefone não tem objetivo de fazer avaliações detalhadas sobre o comportamento do candidato, mas com certeza, as avaliações básicas são feitas. Por isso, é importante manter um tom de voz firme e constante, falar corretamente, não utilizar palavras chulas ou gírias e procurar falar corretamente o idioma?, aconselha Cezar.

Para Sandra, é preciso ser educado, cordial, participativo e demonstrar o interesse pela proposta.

Para Cezar, apesar de ser rápida e básica, a entrevista telefônica é muito importante, pois dela saem os candidatos que participarão das etapas mais decisivas. ?E aí está o perigo, por ser mais rápida e fácil, muitos candidatos dão pouca atenção a ela e cometem erros básicos, erram no português, na postura e, com essa atitude, perdem ótimas chances?, diz.

Janaína orienta o candidato ser o mais claro e objetivo possível. Segundo ela, o fato de não poder ver a expressão um do outro torna a entrevista por telefone mais difícil. ?Por isso, saber se comunicar bem verbalmente é fundamental para essa etapa. Nenhuma entrevista de emprego é fácil, seja por telefone, Skype ou presencial. Acontece que algumas pessoas se saem melhor na entrevista por telefone, outras na entrevista presencial. A entrevista por telefone é apenas uma pré-triagem que deverá ser validada pessoalmente, portanto, entendo que uma é complemento da outra?, diz Janaína.

Carmen indica que o candidato demonstre expressões de aceitação, concordância, dizendo que tem interesse, que se motivou com a oportunidade e, principalmente, agradecendo o contato.

Contato surpresa

Segundo os especialistas, o contato telefônico é feito sem aviso prévio. ?Geralmente, o contato telefônico tende a ser surpresa, pois, conforme recebemos um currículo, entramos em contato para tirar dúvidas após análise dos dados. Caso o candidato esteja aderente à oportunidade, no mesmo contato telefônico agendamos a entrevista presencial ou por Skype?, diz Janaína.

?O entrevistador liga, se apresenta, fala que precisa falar por no máximo 10 minutos e pergunta se o candidato pode conversar naquele momento ou se é melhor falar em outro horário específico?, diz Cezar.

Segundo os consultores, o candidato deve procurar um local silencioso para responder às perguntas. ?É importante que o candidato informe ao entrevistador se estiver em algum lugar barulhento, como rua, bar ou loja, e verifique a possibilidade de agendar um outro horário para a entrevista. Caso isso não seja possível, o candidato deve buscar um local mais silencioso para atender?, diz Sandra.

?Como a ligação é surpresa, pode acontecer de o candidato estar almoçando, no metrô, no trabalho, enfim, inúmeros lugares. Se for possível, o ideal é que ele se desloque para outro lugar e informe ao recrutador que vai para um lugar silencioso. Caso não seja possível, o ideal é que ele anote o telefone do recrutador e retorne o contato quando puder falar, demonstrando interesse na oportunidade?, diz Janaína.

?O ideal é que o candidato fale em local tranquilo, onde possa ouvir e falar com clareza, e precisa se concentrar na conversa. Mas como a entrevista é simples e rápida, se o candidato puder falar, mesmo que esteja em um local um pouco barulhento e movimentado, pode ir em frente, mas é importante que ela avise o entrevistador dessas condições?, afirma Cézar.

Já em casa, o candidato deve desligar TV, aparelho de som ou computador, além de não ficar perto de outras pessoas e, principalmente, crianças e animais de estimação, para não se distrair.

?Foco e concentração total na entrevista é fundamental para que ela seja bem sucedida, assim como deve ser na entrevista presencial. Caso contrário, o candidato irá passar para o entrevistador uma imagem de total falta de interesse e, certamente, será desclassificado do processo?, alerta Sandra.

De acordo com Cézar, quando o candidato está participando de processos seletivos, deve estar preparado para ser acionado a qualquer momento. ?As empresas sempre ligam em horários comerciais, normalmente entre 10h e 16h, portanto, se o candidato estiver participando de processos seletivos e receber uma ligação de um número desconhecido quando estiver dormindo, é melhor não atender, pois atender com voz de sono e fora de sintonia, principalmente em horário comercial, pode não soar bem. Quando a ligação não é atendida, o entrevistador normalmente deixa um recado e meios de contato?, diz.

Segundo Carmen, o candidato deve sinalizar que está em um lugar inapropriado, e não existe problema nenhum em pedir para o entrevistador ligar em outro momento.

Janaína alerta que se o profissional estiver dormindo na hora do telefonema ele pode anotar o número do telefone do recrutador e informar que ligará assim que for possível, pois é importante que esteja atento no momento do contato para não deixar passar informações importantes, como um detalhamento melhor do perfil da vaga.

?Geralmente, o entrevistador questiona se o candidato pode atender naquele momento, sobretudo se o contato foi pelo celular, então, é importante que o candidato se recomponha rapidamente ou sinalize que gostaria de agendar um horário mais adequado para a entrevista?, diz Sandra.

Preparação

Sandra alerta que é importante que o candidato se informe sobre a empresa e, no momento da entrevista, demonstre ao entrevistador que pesquisou e que está interessado. ?Se o candidato está participando de um processo, deve estar sempre preparado para ser entrevistado. As entrevistas têm como base o currículo do candidato, que motivou a entrevista, portanto, deve-se ter em mente as experiências, formação, atuações em projetos relevantes?, diz César.

?Hoje em dia, os candidatos tentam diversas vagas e, muitas vezes, não têm a oportunidade de conhecer a empresa para a qual está se candidatando, portanto, não há a necessidade de conhecer a empresa até que seja agendada uma entrevista presencial?, afirma Janaína.

É importante que o candidato mantenha-se atento ao telefone, preferencialmente no horário comercial, que é quando as empresas costumam ligar. Não é necessário ficar em casa esperando a ligação"

Janaína Andrade

Os especialistas dizem que não é necessário ficar preso em casa esperando pelas ligações.

?O importante é deixar sempre uma forma de contato disponível: secretária eletrônica, pessoas de recado, celular, e-mail?, diz Sandra.

?É importante que o candidato mantenha-se atento ao telefone, preferencialmente no horário comercial, que é o horário que as empresas costumam ligar. Além disso, não é necessário ficar em casa esperando a ligação, pois normalmente as empresas ligam para o celular dos candidatos?, diz Janaína.

Segundo os especialistas, o candidato precisa saber as próprias competências técnicas adquiridas, empresas que atuou, cargos e atividades realizadas, em caso de ser questionado e não tiver como acessar o currículo.

?O mais importante é preparar-se, avaliar, estruturar de forma organizada e cronológica a trajetória profissional e ter em mente as principais realizações, conhecimentos e experiências?, diz Sandra.

Para Carmen, é bom estar com o currículo à mão. ?Para ele poder responder com mais exatidão a respeito de datas e de ordem dos empregos anteriores.?

Segundo Sandra, as perguntas feitas por telefone costumam ser as mesmas de uma entrevista presencial. ?Porém, quando não há a entrevista presencial, o entrevistador irá explorar mais a fundo algumas questões para que possa ter uma ideia mais clara sobre as competências e perfil comportamental do candidato.?

?As perguntas por telefone normalmente são mais diretas e relacionadas ao perfil técnico da vaga, e o contato por telefone tende a ser breve, diferente de uma entrevista presencial?, explica Janaína.

Pode fazer perguntas?

Janaína diz que o candidato pode perguntar quanto tempo vai durar a entrevista. ?Com o mercado aquecido, muitos candidatos estão trabalhando e algumas vezes não têm disponibilidade para falar, sendo possível flexibilizar o melhor momento para a pré-triagem.?

O candidato pode ainda pedir mais esclarecimentos ou explicações ao entrevistador em caso de não entender algo que seja perguntado.

?O importante nesse contato é que as informações sejam as mais claras possíveis, tanto do lado do recrutador, quanto do candidato?, diz Janaína. ?Sempre que o candidato não entender a pergunta ou tiver dúvidas deve informar ao entrevistador, tudo com muita calma e de maneira delicada?, ressalta Cezar.

E o candidato pode e deve fazer perguntas sobre a oportunidade, segundo os especialistas, pois mostra interesse. ?Assim como na entrevista presencial, sempre que o candidato tiver alguma dúvida ou queira alguma informação complementar, pode questionar. Fazer perguntas sobre a empresa, como por exemplo, quem são os maiores concorrentes, filiais, área de atuação, demonstra o interesse do profissional?, diz Sandra.

Para Janaína, o candidato deve demonstrar interesse na oportunidade, realizando perguntas que podem vir a mudar o seu interesse na oportunidade como atividades a serem realizadas, local de trabalho, forma de contratação, benefícios, entre outras.

?Até para que ele avalie se a oportunidade está de acordo com suas pretensões, algumas perguntas que podem ser feitas, como detalhes sobre a atuação e responsabilidades da vaga, oportunidade de carreira, salário, benefício, local físico, entre outras?, diz Cezar.

Para Carmen, o candidato pode perguntar como chegaram até ele, qual o tempo de retorno da entrevista, nome do cargo, local de trabalho e caso o entrevistador não fale, qual a faixa salarial para a posição. Carmen diz que o candidato deve utilizar o bom senso para fazer perguntas, e em situações que realmente ele não entendeu. ?Não deve perguntar a todo momento?, diz.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES