Estudantes de Teresina trocaram folia por estudos para concursos

Anakelle Santos conta que preferiu sacrificar o Carnaval deste ano para buscar sua aprovação no concurso do Hospital Universitário.

MARY ANE | Carnaval com foco no concurso do HU | Moisés Saba/Jornal Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Carnaval é sinônimo de festa, diversão e alegria. Certo? Errado. Nesse Carnaval muita gente deixou de lado os dias de folia e trocou as fantasias, confetes e serpentinas pelos livros. O sonho de conseguir estabilidade por meio da aprovação em um concurso público fez muita gente deixar de lado os trios elétricos para assistir a revisões ou mesmo estudar em casa.

Anakelle Santos conta que preferiu sacrificar o Carnaval deste ano para buscar sua aprovação no concurso do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que acontece em março. Para isso, ela escolheu passar os dias de festa assistindo aulas, para a revisão do conteúdo. ?Preferi ficar estudando para poder ter dinheiro e estabilidade para brincar o Carnaval do próximo ano. Minha prioridade agora é o concurso do HU?, disse a concurseira.

O certame do HU está entre os mais visados pelos piauienses nesse momento e é um dos mais concorridos do Nordeste. O concurso oferece 882 vagas, em 31 cargos de nível superior e 11 de nível médio, além de formação de cadastro reserva. A oferta inclui 172 vagas para o cargo de médico, em 38 especialidades distintas.

Foi o número de vagas e os bons salários oferecidos que transformaram o concurso do HU no foco da concurseira Mary Ane. Ela afirmou que o dinheiro que gastaria no Carnaval foi todo investido em cursinho preparatório e, nos dias de festa, sua companhia tem sido os livros. ?Esse concurso do HU é uma chance ímpar. São muitas vagas. Não sei quando terei outra oportunidade como essa, por isso, tenho que aproveitar?, pontuou.

Para suprir essa demanda, os cursinhos preparatórios da cidade ofereceram revisões durante todos os dias de Carnaval. Alguns, inclusive, tiveram suas vagas esgotadas. ?Feriado é tempo de colocar as matérias em dia.

Aproveitar para fazer muitas questões. Para concurseiro, toda hora é hora de estudar. Passar em um concurso público hoje em dia não é fácil. O concurseiro precisa de disciplina, dedicação e manter sempre o foco. O concurseiro com prova marcada, edital aberto não pode desperdiçar cinco dias de sua preparação. Quem conseguiu manter os estudos mesmo no Carnaval será no final recompensado?, afirmou o professor de cursinho, Márcio Lima.

Para quem está focado desde que saiu o edital e já começa a entrar na fase das revisões de conteúdo, o conselho do professor é que os concurseiros mantenham o foco e não desanimem. ?Temos menos de um mês para intensificar os estudos. É hora de começar a fazer os resumos das disciplinas estudadas, os mapas mentais e começar a revisar. O concurseiro deverá dar importância às disciplinas que eles menos sabem e com maior peso na prova, não esquecendo que o descanso é tão importante quanto os estudos. Não ?forçar? demais nestes últimos dias para não chegar na prova cansado?, disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES