Exército brasileiro adota mulheres no curso para sargento de música

De diferentes lugares do Brasil, elas têm entre 19 e 26 anos. Inserção do segmento feminino é prevista em novas áreas do Exército.

Seis jovens vieram de diferentes lugares do Brasil | Cristiane Cardoso / G1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Elas tinham a carreira militar como um sonho, mas foi na harmonia que encontraram a inspiração. Seis jovens, entre 19 e 26 anos, formam o primeiro grupo de mulheres a ingressar no curso de formação de sargento de música do Exército. ?Foi perfeito: música e carreira militar. Era tudo o que eu queria?, comemorou Flavia Monica, de 19 anos, de São João del-Rei, em Minas Gerais.

Segundo o Capitão Botelho, da Diretoria de Educação Técnica Militar, a decisão para incluir mulheres na qualificação militar de sargento músico ocorreu no concurso de admissão de 2013, feito para o curso de formação de sargentos de 2014 e 2015.

"No Exército Brasileiro, existe a previsão de inserção do segmento feminino em novas áreas, fato esse que foi adiantado para a qualificação militar de sargento músico", explicou o capitão.

?É uma novidade para a Força, a partir dessa nova sistemática do ensino da formação de sargento. É importante, pois abre as portas para mais um caminho das mulheres dentro da Força?, declarou o Major Libano, do 1º Grupo de Artilharia Antiaérea.

Elas prestaram o concurso em outubro de 2013, mas chegaram à sua nova residência, na Vila Militar, em Deodoro, Zona Oeste do Rio de Janeiro, no dia 21 de abril.

?Meu tio é sargento. Ele que me informou que seria a primeira vez que uma mulher poderia fazer o concurso. Fico muito orgulhosa de abrir o trabalho na banda?, afirmou Caroline Gonze, de 22 anos, de Bicas, em Minas.

Joyce Santos, de 26 anos, estuda música desde os cinco e escolheu tocar flauta para seguir na área militar. ?Eu vivo uma relação intensa com a música. É a minha vida?, contou a única jovem da turma nascida no Rio de Janeiro.

?Eu sempre gostei muito de sax, tenho um tio músico. [Minha relação com a música] começou aos 15 anos, são 11 anos de música, 11 anos de sax. Todo o meu cotidiano é com a música, é ao redor da música. Se parar, para a vida também?, disse Bianca Cardoso, de 26 anos, de São Luís, no Maranhão.

Ana Diniz toca trompete e soube do concurso por meio de amigos que têm na banda sinfônica do Exército. ?Sinto responsabilidade de fazer um trabalho bem feito?, contou a jovem de 21 anos que morava em Itu, no interior de São Paulo.

Estefani de Freitas, de 23 anos, dava aulas de música em Criciúma, em Santa Catarina. Ela escolheu o trombone para compor a banda do Exército, mas também tem experiência com sax. ?Estou muito orgulhosa de mim?, admitiu, após a aprovação no concurso.

O primeiro concurso de admissão para a qualificação militar de sargento músico foi feito em 2005 para o curso com início em 2006.

"Anualmente, a abertura de vagas nessa área ocorre de acordo com as necessidades do Exército Brasileiro. Neste ano, o período de inscrição para o concurso de admissão iniciou-se em 12 de maio e terminará em 14 de julho", concluiu o capitão Botelho. Os interessados podem acessar a página do concurso para mais informações.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES