Governo autoriza concurso com 400 vagas no IBGE para analista

Profissionais poderão ser contratados a partir de setembro de 2019 para as etapas de planejamento, acompanhamento e suporte especializado relativas ao Censo Demográfico 2020.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério da Economia autorizou nesta terça-feira (30) a realização de processo seletivo simplificado para 400 vagas de analista censitário no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O cargo exige nível superior de escolaridade. A contratação é por tempo determinado, para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público. As informações são do G1.

Os analistas censitários poderão ser contratados a partir de setembro de 2019 para as etapas de planejamento, acompanhamento e suporte especializado relativas ao Censo Demográfico 2020. O prazo de duração dos contratos será de até 1 ano, mas poderão ser prorrogados, com base nas necessidades de conclusão das atividades.

O prazo para a publicação do edital de abertura de inscrições para o processo seletivo simplificado será de até 6 meses, contado a partir da publicação da portaria de hoje.

209 vagas autorizadas

No mês passado, outras 209 vagas foram autorizadas no órgão:

  • 4 para agente censitário municipal (nível médio)
  • 25 para agente censitário supervisor (nível médio)
  • 180 para recenseador (nível fundamental)

Neste mês, foi escolhida a banca organizadora do processo seletivo: o Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade).

Os aprovados no processo seletivo simplificado atuarão de forma temporária no Censo Experimental 2019, prévia do Censo Demográfico 2020, e serão contratados a partir de julho. O prazo de duração dos contratos deverá ser de até 1 ano, com possibilidade de prorrogação. O edital de abertura deve ser publicado em até 6 meses.

Censo enxuto

Neste mês, o IBGE anunciou que realizará um Censo "menos custoso” em 2020. Para isso, revisa o orçamento da pesquisa a fim de reduzir em cerca de 25% os gastos inicialmente previstos. Todavia, que vai “garantir a qualidade” do mapeamento “sem perda de informação”.

O IBGE fala em ajuste de questionários, eleger informações fundamentais que devem ser pesquisadas no Censo e quais podem ser obtidas por outras pesquisas amostrais.

Durante a cerimônia de posse da nova presidente do IBGE, Susana Cordeiro Guerra, no dia 22 de fevereiro, o ministro da Economia Paulo Guedes, que a indicou, já havia adiantado o pedido de “simplificar o Censo”.

Na ocasião, Guedes disse que o mapeamento da população brasileira precisa conter apenas o essencial em seu questionário. "Porque o Censo de países ricos tem dez perguntas. O Censo brasileiro tem 150. E o Censo do Borundi tem 360 perguntas", afirmou o ministro.

Último concurso para o Censo

O último concurso para o Censo foi em 2009 e 2010 – 191.972 vagas foram para recenseador, e outras 33.012 vagas foram para agente censitário administrativo, agente censitário de informática, agente censitário municipal, agente censitário regional e agente censitário supervisor. Os candidatos a recenseador devem ter nível fundamental, e para agente censitário é exigido nível médio de escolaridade.

Censo é feito a cada 10 anos

Com periodicidade decenal, ou seja, realizado a cada 10 anos, o Censo Demográfico tem abrangência nacional. Ele apresenta dados detalhados sobre a população brasileira, que são divulgados para Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação, Mesorregiões, Microrregiões, Regiões Metropolitanas, Municípios, Distritos, Subdistritos e Setores Censitários.

A última edição do Censo foi realizada em 2010. O IBGE estima que, desde então, a população tenha aumentado em cerca de 10,4%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES