MP pede anulação do concurso para professor da Prefeitura de Teresina

O Ministério Público havia expedido no início deste mês a Recomendação nº 002/2014, que não foi acatada pelo secretário de Educação, Kleber Montezuma, mesmo com o reconhecimento do erro pelo Nucepe

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério Público, através da 28ª Promotoria de Justiça de Teresina, ajuizou Ação Civil Pública pleiteando a anulação do concurso público para provimento de 200 vagas de professor da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec). A promotora Marlúcia Evaristo alega que a prova objetiva, realizada em maio, continha 30 questões de matemática, das quais 12 eram gráficos e figuras geométricas espaciais que não foram adaptados para as pessoas com deficiência, impossibilitando que pudessem responder tais questões.

O Ministério Público havia expedido no início deste mês a Recomendação nº 002/2014, que não foi acatada pelo secretário de Educação, Kleber Montezuma, mesmo com o reconhecimento do erro pelo Nucepe. O concurso já foi homologado pelo prefeito Firmino Filho, com a reprovação de quase 100% dos candidatos com deficiência visual, em face da não adaptação das provas.

A Promotoria de Justiça argumenta que houve descumprimento dos princípios da legalidade, moralidade, razoabilidade, dignidade da pessoa humana e da isonomia. Segundo a promotora Marlúcia Evaristo, “era humanamente impossível que os candidatos com deficiência visual respondessem às questões contendo gráficos sem que tais gráficos fossem apresentados no papel de forma concreta e não de forma abstrata, em que a resposta dependia, exclusivamente, do sentido da visão”.

A Promotoria entende, ainda, que a negativa do secretário Kleber Montezuma configura o delito de “obstar o acesso de pessoa com deficiência a cargo público”, capitulado no art. 8º, inciso II, da Lei 7.853/89, cuja pena é de dois a quatro anos de re-clusão, razão pela qual determinou-se o envio de cópias do procedimento administrativo e da ação civil pública ao Núcleo das Promotorias criminais de Teresina para o ingresso com a ação penal respectiva.

Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES