Quadrilha fraudou Enem 2013 em Barbacena, afirmou Polícia Civil

A investigação durou mais de nove meses e já reuniu mais de 3.000 páginas em um inquérito policial.

Enem 2013 | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma quadrilha especializada em fraudar vestibulares de medicina de faculdades particulares conseguiu repassar gabaritos para candidatos durante a prova do Enem 2013 (Exame Nacional do Ensino Médio), segundo a Polícia Civil. O caso teria acontecido em Barbacena (a 169 km de Belo Horizonte).

A quadrilha agia da seguinte forma: integrantes conhecidos como "pilotos" faziam a prova e saíam rapidamente dos locais do exame, fornecendo o gabarito aos coordenadores da organização que, por sua vez, repassavam as respostas para os candidatos via SMS ou ponto eletrônico. Os estudantes pagavam entre R$ 70 mil e R$ 100 mil.

Nesta quinta (19), a Polícia Civil encaminhou o caso para a Polícia Federal, que recebeu 30 gravações telefônicas, dois cadernos amarelos do Enem 2013 apreendidos com um dos chefes do grupo e mensagens de celular com parte dos gabaritos. Em outras conversas, os integrantes do grupo comemoravam o índice de acerto das provas.

A investigação durou mais de nove meses e já reuniu mais de 3.000 páginas em um inquérito policial. Durante uma coletiva de imprensa realizada nesta quinta, o delegado federal Paulo Henrique, que vai conduzir o caso a partir de agora, disse que "há fortes indícios de fraude pontual no Enem". A PF vai tentar identificar os candidatos que se beneficiaram do golpe.

A operação da Polícia Civil foi chamada de "Hemostase" e já prendeu 36 pessoas suspeitas de envolvimento com fraudes em vestibulares de medicina.

Nenhum beneficiado

Em nota, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) disse que está acompanhando o caso junto à Polícia Federal e que até o momento "não existe qualquer elemento que indique, mesmo de forma pontual, que qualquer candidato tenha sido beneficiado".

Ainda de acordo com o órgão, os candidatos identificados, que tiverem utilizado aparelhos eletrônicos durante as provas, serão eliminados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES