STF permite contratação sem concurso desde que leis municipais regulamentem a questão

STF permite contratação sem concurso desde que leis municipais regulamentem a questão

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que munic?pios podem contratar funcion?rios terceirizados desde que leis locais regulamentem a quest?o na respectiva cidade. O assunto foi abordado durante o julgamento do ex-prefeito de Santa Cruz do Sul (RS), S?rgio Ivan Moraes. Ele respondia a uma a??o judicial por ter admitido sem concurso p?blico 308 funcion?rios tempor?rios, entre abril de 2002 e novembro de 2003. A ministra Carmen L?cia, relatora do caso, considerou a a??o improcedente porque h? leis aprovadas pela C?mara de Vereadores do munic?pio, permitindo a contrata??o. Os ministros seguiram o voto da relatora por unanimidade. A decis?o foi tomada nesta quarta-feira (31).

A a??o, movida contra o ex-prefeito pelo Minist?rio P?blico Federal (MPF), foi julgada pelo STF porque hoje ele ? deputado federal pelo PTB do Rio Grande do Sul e tem foro privilegiado. A acusa??o do Minist?rio P?blico Federal contra Moraes foi baseada no artigo 37, incisos II e IX da Constitui??o Federal, que trata da necessidade de concurso para preenchimento de cargos p?blicos.

A ministra, no entanto, entendeu que, como existem leis municipais que permitem a contrata??o tempor?ria sem concurso, o prefeito n?o cometeu nenhuma arbitrariedade. Ainda segundo ela, ?o r?u agiu amparado exatamente pelas leis que legitimaram a contrata??o tempor?ria dos servidores?.

Carmen L?cia lembrou ainda que a pr?pria Constitui??o prev? que contratos sem concurso p?blico podem ser realizados para atender a necessidade ?tempor?ria? e excepcional do interesse p?blico. De acordo com a ministra relatora, s?o justamente as leis locais quem devem estabelecer os par?metros dessa modalidade de contrata??o.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES