União prevê 47.112 vagas em concursos públicos para 2014

Maré de concursos públicos continuará alta no próximo ano, segundo o Projeto de Lei Orçamentária 2014 (PLOA)

O analista Raphael Bandeira está se preparando para o concurso da PF | Extra / Lucas Figueiredo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A maré de concursos públicos continuará alta no próximo ano, segundo o Projeto de Lei Orçamentária 2014 (PLOA), que já está tramitando no Congresso Nacional. Apenas para o Poder Executivo, estão previstas 47.112 vagas, sendo 4.759 delas para a substituição de terceirizados. Segundo o Ministério do Planejamento, a prioridade deverá ser a área econômica, além de Educação, Saúde, Justiça e Segurança Pública.

Dessa forma, a expectativa é que seleções para o Ministério da Fazenda, o Ministério da Educação, o Banco Central (BC), a Receita Federal e a Polícia Federal (PF), entre outros órgãos, saiam no próximo ano. Segundo o coordenador pedagógico da Academia do Concurso, Paulo Estrella, o número de oportunidades previstas é bom e serve de incentivo para que o candidato inicie logo os estudos, a fim de garantir a aprovação:

- É importante escolher a área onde quer trabalhar e estudar o conjunto de disciplinas exigidas neste caso.

O professor de Administração Pública e coordenador do Movimento pela Moralização dos Concursos, José Wilson Granjeiro, lembra que 2014 é ano eleitoral. Por isso, a publicação dos editais dos processos seletivos deve se concentrar no primeiro semestre.

- Para conseguir uma aprovação, são necessários seis meses de estudo - diz.

Pensando nisso, o analista de sistemas Raphael Bandeira, de 31 anos, começou os preparativos no último mês de junho. Ele quer participar de seleções para a área de Segurança Pública:

- A previsão do Orçamento (da União) dá um ânimo maior. Quero conquistar minha estabilidade e ter mais qualidade de vida.

O agente de correio Geovani da Silva, de 44 anos, também está animado:

- Estudo há dois anos. Quero prestar o concurso da Receita Federal, para dar uma vida melhor a meus filhos.

Vagas

Segundo o Ministério do Planejamento, serão criadas 47.112 vagas para o Poder Executivo, em órgãos como o Ministério da Fazenda, o Ministério da Ciência e Tecnologia, o Ministério da Educação e o Banco Central.

Terceirizados

Em 2014, 4.759 postos deverão ser oferecidos para substituir terceirizados. Segundo a secretária de Gestão do Planejamento, Ana Lúcia Amorim de Brito, a substituição ocorrerá nos ministérios da Saúde; da Justiça; de Minas e Energia; do Meio Ambiente; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; da Agricultura; da Defesa; e dos Transportes.

Ministério da educação

No Ministério da Educação, 77 mil oportunidades para docentes e pessoal técnico- administrativo foram criadas por lei. A previsão é que parte seja oferecida já em 2014.

Polícias

A Polícia Federal (PF) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ligadas ao Ministério da Justiça, poderão ser beneficiadas com seleções de agentes e administrativos.

Ministério da Fazenda

O órgão solicitou autorização para abrir duas mil vagas para o cargo de assistente técnico-administrativo, que exige nível médio.

Receita Federal

O órgão tem necessidade de pessoal para repor o efetivo que está se aposentando. Novos pedidos de concursos já foram feitos ao Ministério do Planejamento, para os cargos de auditor e analista.

Preparativos

Segundo os especialistas em concursos públicos, os futuros candidatos devem começar a se preparar para as seleções do próximo ano. A dica é planejar os estudos, dividindo o número de disciplinas pelo dos dias da semana.

Ano eleitoral

A legislação eleitoral proíbe a nomeação e a contratação de servidores públicos no período de 90 dias (três meses) até as eleições e antes da posse. Ou seja, as seleções deverão acontecer no início do ano que vem, para que a posse no cargo aconteça ainda em 2014. Se as seleções forem feitas depois desse período, a posse somente poderá ocorrer em janeiro de 2015.

Autorizações

A criação das vagas não garante que todas as 47 mil vagas serão preenchidas no próximo ano. O Ministério do Planejamento avalia cada pedido de concurso feito pelos órgãos e autoriza caso a caso.

Judiciário

Pelo orçamento, o Judiciário poderá contratar até 6.330 servidores para ocupar as 2.095 vagas existentes e 4.235 postos de trabalho criados. As chances estão distribuídas por Justiça Federal (2.927), Justiça do Trabalho (1.653), Justiça do Distrito Federal e Territórios (835) e Justiça Eleitoral (531).

Legislativo

O Legislativo poderá preencher 931 vagas. O Senado e o Tribunal de Contas da União (TCU) deverão repor, respectivamente, 210 e 65 vagas existentes, enquanto a Câmara dos Deputados preencherá 422 oportunidades do quadro e criará mais 234 postos.

Outras seleções

Além dos concursos do Executivo, há outras seleções previstas para o próximo ano. Agências reguladoras, bancos públicos e empresas do governo também poderão promover seleções.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES