2ª dose da vacina é essencial para proteção contra a Covid-19, diz Sesapi

O vacinômetro aponta que 341.348 pessoas tomaram a segunda dose, o que representa 10,40% do total da população piauiense

2ª dose da vacina é essencial para proteção contra a Covid-19, diz Sesapi | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) alerta que é preciso tomar a segunda dose da vacina para completar o esquema de proteção contra o coronavírus. Até agora, 978.912 piauienses tomaram a primeira dose dos imunizantes e apenas 341.348 tomaram a segunda dose. Muitos brasileiros não voltaram para completar o esquema de imunização do coronavírus, o que é considerado um risco o abandono vacinal.

Segundo o secretário de saúde, Florentino Neto, a vacina aumenta a proteção contra a Covid-19 e a segunda dose ajuda a prolongá-la. “Se não tiver a picada de reforço, a pessoa fica menos resguardado contra o coronavírus. A vacina é a nossa única maneira de superarmos essa pandemia, e assim termos a retomada da normalidade no nosso dia a dia. Por isso, reforçamos para que todos façam a segunda dose”, afirma o gestor.

O intervalo recomendado entre a aplicação da dose um e dose dois da Coronavac é de 28 dias, e da AstraZeneca e Pfizer, de 12 semanas. Estes laboratórios optaram por duas doses porque a resposta clínica era melhor com a aplicação de uma dose de reforço. A única vacina distribuída no Brasil e aplicada apenas uma vez é a da Janssen. A fabricante informou que considerou satisfatórios os resultados de pesquisa com apenas uma dose da vacina.  

Florentino explica que por mais que a primeira dose da vacina ofereça uma pequena proteção, não é suficiente. “Quem não toma as duas doses da vacina não está protegido e ainda pode ficar com falsa sensação de segurança e não contribui para o controle da pandemia. Por isso, reforçamos o pedido para que a população não se esqueça de retornar para tomar a segunda dose”, pede o gestor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES