4 milhões de doses de vacinas do Covax chegaram ao Brasil

No sábado, chegaram, em São Paulo, 220,8 mil doses e mais 3,8 milhões no domingo

Vacina | Sérgio Lima/Poder360
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil recebeu, entre sábado (01) e domingo (02), mais 4 milhões de doses prontas da vacina de Oxford/AstraZeneca fornecidas por meio do consórcio Covax Facility. No sábado, chegaram, em São Paulo, 220,8 mil doses e  mais 3,8 milhões no domingo.

O consórcio Covax Facility é uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a distribuição global de imunizantes contra a covid. Essa é a segunda e maior remessa enviada até agora por meio do consórcio. No final de março, foi 1 milhão de doses.

Brasil recebe doses de vacina fornecidas por meio do consórcio Covax Facility (Foto: Sérgio Lima/Poder 360)

Embora o Covax trabalhe com vacinas de diversos fabricantes, todas as doses enviadas até agora ao Brasil foram de produtos de Oxford/AstraZeneca produzidos em uma fábrica da farmacêutica na Coreia do Sul.

Parte desse quantitativo estava atrasado. A previsão para a entrega de março era de 2,9 milhões de doses, mas só um terço do volume foi enviado.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e a representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) no Brasil, Socorro Gross, estiveram no aeroporto no domingo para receber as vacinas.

Outros 4,8 milhões de doses do Covax são esperados para este mês: 4 milhões do imunizante de Oxford/AstraZeneca e 842,4 mil doses da vacina da Pfizer/BioNTech.

Até o final do ano, o acordo prevê a entrega de 42,5 milhões de vacinas ao País.

O Brasil também tem contrato para 100 milhões de doses da Pfizer firmado diretamente com o laboratório.

A primeira remessa, com 1 milhão de unidades, chegou na última quinta-feira e começará a ser distribuída aos Estados nesta segunda-feira, 3.

Na próxima quinta, o Instituto Butantan deve entregar outro 1 milhão de doses da Coronavac.

Elas são esperadas principalmente por municípios que tiveram que interromper a oferta da segunda aplicação por atraso na entrega. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES