45% dos óbitos infantis por Covid-19 no país são de crianças de até 2 anos

Análise da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) também revelou que, dos 1.207 óbitos de menores de idade pela doença em 2020, um terço foram de bebês de até 1 ano

covid | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgado neste sábado (14) revelou que 45% das mortes infantis por Covid-19 ocorreram com crianças de até 2 anos de idade. A pesquisa se baseou nos dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade Infantil (SIM) do Ministério da Saúde e considerou os óbitos de 1.207 menores de idade causados pelo novo coronavírus em 2020.

O estudo também revelou que quase um terço dos óbitos de jovens com até 18 anos ocorreram entre os menores de 1 ano. “Estratificamos os dados obtidos no SIM para mensurar o impacto da Covid-19 entre menores de 18 anos", afirma Cristiano Boccolini, coordenador da pesquisa, em comunicado. "Esperamos que essas conclusões orientem políticas públicas para o enfrentamento da pandemia."

Risco da covid-19 em crianças (Foto: Getty Images)

Os dados revelaram que 9% das mortes ocorreram com recém-nascidos (bebês com até 28 dias de vida). Já os bebês com idade entre 28 dias e 1 ano representaram 28% desses óbitos.

Os especialistas ressaltam que, embora a forma assintomática da Covid-19 seja mais comum entre crianças e adolescentes e que eles tenham melhor prognóstico quando contaminados, isso não significa que os pequenos estejam imunes. Na verdade, não raras vezes os jovens desenvolvem quadros graves da doença causada pelo Sars-CoV-2, o que pode levar a morte.

Boccolini alerta que, em países como os Estados Unidos, o avanço da variante Delta aumentou o número de casos de Covid-19, o que expõe cada vez mais crianças ao vírus. "Em muitos lugares os leitos infantis estão sobrecarregados e isso pode acontecer no Brasil também. O aumento da cobertura vacinal de adultos tem que avançar mais rapidamente e gestantes e lactantes devem ser prioridade", diz o estudioso.

Covid-19: risco à vida das crianças (Foto: reprodução)

Para prevenir a circulação do coronavírus e a infecção de crianças, Buccolini ressalta a importância do uso de máscaras e do distanciamento social mesmo após a vacinação. “Outra recomendação importante é que mães com Covid-19 continuem amamentando seus bebês, se ambos tiverem condições físicas para isso. Os benefícios do aleitamento materno superam em muito o risco de contaminação", pontua o cientistas. "Cuidados sanitários, como higiene das mãos e uso de máscaras tipo PFF2 e N-95, devem ser reforçados nesses casos."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES