Trump e Melania testam positivo para Covid-19 a um mês das eleições

Presidente disse que havia entrado em quarentena após uma de suas assessoras mais próximas ter contraído a doença; médico da Casa Branca diz que o casal está bem e que Trump deve continuar a desempenhar suas funções

Trump | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após meses minimizando a gravidade da pandemia de Covid-19, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na madrugada desta quinta-feira que ele e a primeira-dama, Melania Trump, contraíram a doença. O diagnóstico traz incerteza a 32 dias da eleição presidencial do dia 3 de novembro, dando novo tom à crise sanitária que já matou mais de 207 mil americanos, um recorde mundial.

Trump anunciou o diagnóstico em seu Twitter por volta de 1h (2h, horário de Brasília), horas após afirmar que ele e a primeira-dama estavam entrando em quarentena após Hope Hicks, uma de suas assessoras mais próximas, ter contraído a doença:

Donald e Melanie Trump estão em quarentena

"Esta noite, a primeira-dama dos Estados Unidos (FLOTUS, na sigla em inglês) e eu testamos positivo para Covid-19. Vamos começar nossa quarentena e o processo de recuperação imediatamente. Vamos superar isso juntos!"

Sean Conley, médico da Casa Branca, informou em nota que o casal "está bem no momento e pretende permanecer na Casa Branca durante a convalescença". Ele disse que o presidente poderá continuar a despachar normalmente da residência oficial. Em seu próprio tuíte, Melania disse que o casal está se “sentindo bem”. Não se sabe, no entanto, se apresentam sintomas.

O diagnóstico vem três dias após o primeiro debate presidencial entre Trump e seu rival, Joe Biden. Criticado por aliados e adversários, o presidente adotou uma postura agressiva, interrompendo o democrata em quase todas as suas falas. Dado o caráter caótico do embate, especialistas questionavam se os outros dois enfrentamentos pré-agendados, nos dias 15 e 22 de outubro, seguiriam em frente. Agora, são ainda mais incertos.

Duplamente em risco

Trump, de 74 anos, é considerado duplamente em grupo de risco por ser idoso e estar obeso: oito em cada dez pessoas mortas pela doença nos EUA tinham mais de 65 anos. O presidente costuma resistir que detalhes sobre seu estado de saúde sejam divulgados, mas supostamente ele tem colesterol alto. Ainda assim, após um check-up médico no ano passado, Conley disse que o presidente estava com a saúde "muito boa".

Todos os eventos de campanha do dia foram cancelados, incluindo uma viagem para a Flórida nesta sexta. A única exceção é um telefonema sobre “apoio para idosos vulneráveis no âmbito da Covid-19”. Segundo o New York Times, a Casa Branca discute se o presidente deve fazer um pronunciamento à nação, apesar de ainda não saberem quantas pessoas da alta cúpula presidencial, onde o uso de máscaras é raridade, testarem positivo para a doença. O secretário de Estado, Mike Pompeo, afirmou ter testado negativo.

Desde o início da pandemia, ele desdenha das recomendações de autoridades de saúde e menospreza os riscos da doença. Ele impulsionou a retomada da economia a qualquer custo, comprou briga com governadores cautelosos e faz piada com o uso de máscaras. Horas antes de ser diagnosticado, disse que “o fim da pandemia estava à vista” e, no debate de terça, tirou sarro de Biden:

— Eu não uso máscaras como ele — disse o presidente, que habitualmente se recusa a usar máscaras em público. — Toda vez que você o vê, ele está de máscara.

Mesmo que Trump não tenha um caso grave da doença, o diagnóstico decerto dificulta suas tentativas de desviar o foco da campanha eleitoral da pandemia. Segundo pesquisas de opinião, a maioria dos americanos crê que a resposta do governo à crise sanitária não é adequada. O simbolismo também pode ressabiar aliados que seguem a risca suas recomendações de manter as escolas abertas e "retomar a vida normal"



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES