Acre utiliza tecnologia da agricultura no combate ao coronavírus

A ferramenta, normalmente empregada para monitorar a produção agrícola, agora está sendo usada para mapear a evolução dos casos do novo coronavírus no estado

Covid-19 | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No estado do Acre, pesquisadores da Embrapa utilizam a tecnologia geoespacial no combate à Covid-19. A ferramenta, normalmente empregada para monitorar a produção agrícola, agora está sendo usada para mapear a evolução dos casos do novo coronavírus no estado. Basicamente, a tecnologia geoespacial permite a elaboração de mapas com determinadas informações. O estudo é feito pela Embrapa em parceria com o governo do Acre. É o que explica o chefe-geral da Embrapa Acre, Eufran do Amaral. 

“Diariamente, a Secretaria de Saúde nos repassa uma tabela informando quais são os casos confirmados e quais são os endereços desses casos e a Embrapa Acre integra esses dados com a informação de mapas do município de Rio Branco e do interior do estado”. 

Todos os dias a Embrapa produz um mapa, com diferentes escalas de cor, em que é possível visualizar os locais com maior incidência da Covid-19.  Essas informações ajudam a Secretaria de Saúde do Acre a definir estratégias para impedir a propagação do vírus. 

“É uma ferramenta extremamente importante, que permite, de forma muito rápida e eficiente, que profissionais de saúde e gestores públicos possam definir as ações e qualificar suas decisões”.

Segundo a Embrapa, a tecnologia geoespacial pode fornecer diretrizes para que o Poder Público decida, futuramente, qual é o melhor local para construir hospitais de campanha. (Agência RadioData)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES