Agência americana FDA alerta contra uso da Ivermectina: 'Você não é vaca'

Tuíte da FDA neste sábado ocorreu após o Centro de Controle de Envenenamento do estado do Mississipi ter recebido diversas ligações de pessoas que tomaram o remédio, que não tem eficácia contra a Covid-19.

ivermectina e cavalo | Reprodução-Twitter
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) fez um alerta neste sábado (21), em sua conta no Twitter, sobre o uso da ivermectina, remédio ineficaz contra a Covid-19.

"Você não é um cavalo. Você não é uma vaca. Sério, pessoal, parem com isso", afirmou a FDA na publicação, trazendo ainda um link para um posicionamento da agência, divulgado em maio deste ano, onde indica: "Por que você não deve usar ivermectina para tratar ou prevenir Covid-19".

O tuíte da FDA ocorre um dia após um alerta publicado pelo Departamento de Saúde do Estado do Mississipi sobre o uso da ivermectina, depois de o Centro de Controle de Envenenamento ter recebido diversas ligações de pessoas que tomaram o medicamento.

De acordo com o alerta, 85% das pessoas que ligaram apresentaram sintomas leves, mas uma delas foi instruída a buscar uma outra avaliação médica, após ter informado a quantidade de ivermectina que tomou.

Voce não é cavalo nem vaca, deixe de tomar ivermectina, alerta agência de medicamentos dos EUA. (Foto: Reprodução-Twitter)

Essa orientação ocorreu após a agência ter recebido vários relatórios de pacientes que precisaram de ajuda médica e foram hospitalizados depois de se automedicarem com a ivermectina para cavalos.

Já a versão do medicamento para humanos age como um vermífugo, usado para promover a eliminação de vários parasitas do corpo.

Casos em alta nos EUA

As infecções por Covid-19 nos EUA têm crescido por causa da variante delta. Na quarta-feira (18), o governo americano anunciou que tem planos para ministrar uma terceira dose de vacina contra a Covid-19 no país a partir do dia 20 de setembro.

Na última semana, o país já tinha autorizado a 3ª dose da vacina para transplantados.

O governo dos EUA está preparado para oferecer a dose de reforço a todos que já foram imunizados há pelo menos oito meses com as vacinas da Pfizer e Moderna, afirmou, em um comunicado, o Departamento de Serviços Humanitários e de Saúde.

A dose de reforço será inicialmente dada aos profissionais da saúde, aos moradores de asilos geriátricos e pessoas mais velhas (esses foram os primeiros grupos que receberam as vacinas no fim de 2020 e começo de 2021).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES