Álcool gel serve para prevenir contra o coronavírus? Tire suas dúvidas

O ponto mais importante da prevenção é a lavagem correta das mãos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A pressa para se proteger do novo coronavírus, principalmente após o primeiro caso confirmado no Brasil , faz com que muitas informações sobre o assunto - nem todas verdadeiras - circulem nas redes sociais. Entre elas, está o alerta de que o álcool gel para higiene das mãos é um item obrigatório. Mas afinal, o produto é capaz de matar o vírus? 

De acordo com o médico pneumologista e pesquisador sênior do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Elie Fiss, a informação procede. “A eficácia é muito boa para diminuir a transmissão do coronavírus , mas isso também vale para todas as viroses respiratórias”. O produto, porém não é mais eficiente do que água e sabão. 

“A higiene das mãos é fundamental para evitar viroses , lembrando que são elas que podem deslocar os microorganismos presentes nas superfícies para o nosso rosto e mucosas”, explica o profissional.

A eficácia dos produtos acontece porque o coronavírus é revestido com um camada de gordura que o protege. Quando em contato com sabão ou álcool, por exemplo, a camada se dissolve, matando o vírus. 

O pneumologista , porém, destaca que embora o álcool seja um ótimo aliado para levar na bolsa e usar ao longo do dia, o ponto mais importante da prevenção é a lavagem correta das mãos, que não deve ser subestimada.  

Como lavar as mãos de maneira adequada

-Ensaboe as mãos e esfregue as palmas entre si;

-Faça movimentos circulares com os dedos de uma mão na palma da outra;

-Entrelace os dedos das duas mãos, e limpe a região entre os dedos;

-Repita o processo de dedos cruzados — agora com as palmas juntas;

-Esfregue a palma da mão contra as “costas” da outra;

-Para limpar as unhas e embaixo delas, imite a forma de uma concha com as mãos e faça movimentos verticais uma mão contra a outra, juntando-as em sentido oposto;

-Esfregue os antebraços e punho.

O procedimento deve ser feito com água corrente para tirar o sabão da pele. O ideal é fechar a torneira com um papel ou uma toalha para não contaminar novamente. Seque com uma toalha ou pedaço de papel limpos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES