Ampliação do uso da cloroquina pode causar óbito em casa, diz Mandetta

Brasil só teria chegado a 1/3 da crise Previsão é de mais 12 semanas ‘duras’ Para ex-ministro, 1 mês foi ‘perdido’ Governo foi avisado, disse Mandetta.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta disse em entrevista à Folha de S.Paulo publicada nesta 2ª feira (18.mai.2020) que o uso de cloroquina para pacientes com quadro leve da covid-19 pode provocar mortes em casa por arritmia. Mandetta também diz que a prática pode elevar a pressão por vagas em centros de terapia intensiva.

Segundo Mandetta, “33% dos pacientes em hospital, monitorados com eletrocardiograma contínuo, tiveram que suspender o uso da cloroquina porque deu arritmia que poderia levar a parada [cardíaca].” O número é dos resultados iniciais de estudos que recebeu enquanto estava no governo.

Sérgio Lima/ Poder  360

O Brasil só teria enfrentado 1/3 da crise até agora e ainda vai ter 12 semanas “duras” pela frente, diz Mandetta. Para ele, o último mês do Ministério da Saúde –com Nelson Teich à frente da pasta– foi “perdido” e atualmente a pasta está “sem rumo”.

Mandetta também afirma que “nada do que está acontecendo [números de casos e mortes] hoje é surpresa para o governo federal”. E diz que era difícil estar à frente do ministério e ter o presidente indo contra as medidas recomendadas. “Entre os ministros, tentávamos arrumar a situação. Mas passava 1 dia, 3 dias, e novamente tínhamos uma situação contraditória [do presidente], seja de aglomeração ou ida a estabelecimentos comerciais”.

A leitura do ex-ministro é que a defesa da cloroquina é baseada na ideia que “se tiver 1 remédio, as pessoas voltam ao trabalho”. Mandetta diz que, se isso tivesse “lógica de assistência”, seria defendido por especialistas e não pelo presidente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES