Anti-inflamatório colchicina reduz complicações causadas pela covid-19

Ele é usado há décadas no tratamento da gota

anti-inflamatório colchicina | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os resultados do teste clínico COLCORONA mostraram evidências de que o uso do anti-inflamatório colchicina — usado há décadas no tratamento da gota — poderia prevenir complicações da covid-19 mesmo antes da hospitalização. 

Em um comunicado oficial, o The Montreal Heart Institute (MHI), que coordenou o estudo, afirmou que o uso do medicamento reduziu em 21% o risco de morte ou hospitalização em pacientes com covid-19 em comparação aos que tomaram placebo.

Ao todo, 4.488 pessoas participaram do estudo; destes, 4159 receberam o diagnóstico positivo para a doença. Entre eles, o uso da colchicina reduziu a necessidade de internação em 25%, a necessidade de ventilação mecânica em 50% e o risco de morte em 44%.

"A pesquisa mostrou a eficácia da colchicina em prevenir a 'tempestade de citocinas', reduzindo as complicações associadas à covid-19", declarou o médico Jean-Claude Tardif, diretor do Centro de Pesquisa do MHI, professor de Medicina na Université de Montréal e um dos líderes do estudo.

Ele acrescentou ainda que o resultado tem um "impacto significativo" em "potencialmente prevenir complicações da covid-19 e milhões de pacientes.''

Recentemente, um outro estudo, dessa vez brasileiro, também havia mostrado que o medicamento ajudaria a combater a inflamação pulmonar e a acelerar a recuperação de pacientes com quadros moderado e grave da doença provocada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2).

Anti-inflamatório colchicina reduz complicações causadas pela covid-19

Em excesso, substância pode ser tóxica

A colchicina é um medicamento oral utilizado há décadas no tratamento da gota, "uma doença inflamatória que acomete sobretudo as articulações e ocorre quando a taxa de ácido úrico no sangue está em níveis acima do normal (hiperuricemia)", de acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia.

No entanto, o uso indiscriminado e sem supervisão médica envolve sérios riscos e pode levar à morte, já que a medicação, em alta quantidade, é tóxica para o corpo.

Os sintomas podem levar horas para aparecer e envolvem diarreia, náuseas e vômitos, em um estágio inicial; até queda de pressão, dificuldade respiratória, insuficiência renal, lesão hepática e morte, em uma fase subsequente.

Por isso, o uso da colchicina no Brasil requer receita médica; além disso, ela costuma ser recomendada apenas a pacientes com gota que têm contraindicação para outros anti-inflamatórios.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES